Sobre a Revista

A Clinical and Biomedical Research (CBR), antiga Revista HCPA, é uma publicação científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS). É um periódico científico de acesso livre que tem a finalidade de publicar trabalhos de todas as áreas relevantes das Ciências da Saúde, incluindo pesquisa clínica e básica. Os critérios de seleção para publicação incluem: originalidade, relevância do tema, qualidade metodológica e adequação às normas editoriais da revista.

Todos os artigos serão avaliados pelo Editor Chefe e/ou Editores Associados e conforme avaliação inicial serão submetidos à avaliação de dois pareceristas com expertise no assunto.

Os artigos são revisados de forma duplo-cega.

Trimestral

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo gratuitamente ao público, proporcionando maior divulgação de conteúdo.

Indexadores

LILACs
LATINDEX
REDIB
DOAJ

Portais de Acesso

OJS/IBICT
Periódicos CAPES
Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde (BVS)
Periódicos Científicos (UFRGS)
Revistas Científicas  - Medicina (UFSC)

Fontes de Apoio

Agradecemos o apoio financeiro para publicação da revista

Fundação Médica do Rio Grande do Sul

Histórico do periódico

A Revista HCPA (ISSN 0101-5575), periódico científico publicado desde 1981 pelo o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e pela Faculdade de Medicina da UFRGS, inova sua denominação em 2014, passando a se chamar Clinical and Biomedical Research.

Em 2006, adota o Open Journal System (OJS), software livre desenvolvido no Canadá e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (IBICT/MCTI).

Em 2007, publica a sua primeira edição totalmente online e de livre acesso. Desta forma, a revista tem todo o seu processo editorial desde a submissão de artigos até a sua publicação realizado por meio eletrônico.

A partir de 2010, a revista passa a ter periodicidade trimestral.