Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Clinical and Biomedical Research (CBR), antiga Revista HCPA, é uma publicação científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS). É um periódico científico de acesso livre que tem a finalidade de publicar trabalhos de todas as áreas relevantes das Ciências da Saúde, incluindo pesquisa clínica e básica. Os critérios de seleção para publicação incluem: originalidade, relevância do tema, qualidade metodológica e adequação às normas editoriais da revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos serão avaliados pelo Editor Chefe e/ou Editores Associados e conforme avaliação inicial serão submetidos à avaliação de dois pareceristas com expertise no assunto. 

Os artigos são revisados de forma duplo-cega.

Periodicidade

Trimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo gratuitamente ao público, proporcionando maior divulgação de conteúdo.

Indexadores

LILACs
LATINDEX
REDIB
DOAJ

Portais de Acesso

OJS/IBICT
Periódicos CAPES
Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde (BVS)
Periódicos Científicos (UFRGS)
Revistas Científicas  - Medicina (UFSC)

Fontes de Apoio

Agradecemos o apoio financeiro para publicação da revista

Fundação Médica do Rio Grande do Sul

Histórico do periódico

A Revista HCPA (ISSN 0101-5575), periódico científico publicado desde 1981 pelo o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e pela Faculdade de Medicina da UFRGS, inova sua denominação em 2014, passando a se chamar Clinical and Biomedical Research.

Em 2006, adota o Open Journal System (OJS), software livre desenvolvido no Canadá e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (IBICT/MCTI).

Em 2007, publica a sua primeira edição totalmente online e de livre acesso. Desta forma, a revista tem todo o seu processo editorial desde a submissão de artigos até a sua publicação realizado por meio eletrônico.

A partir de 2010, a revista passa a ter periodicidade trimestral.