Arquivos Pessoais de Professores e História do Saber Profissional da Docência em Matemática

Autores

Palavras-chave:

Saber Profissional, Matemática, Formação de Professores, Arquivos Pessoais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo ressaltar a importância dos arquivos pessoais de professores de matemática para análise das dinâmicas e processos de elaboração do saber profissional docente. Para tal, utiliza o conceito de campo científico vindo dos estudos de Pierre Bourdieu. Para além disso, toma como referentes teóricos os trabalhos dos pesquisadores Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly que abordam a construção de saberes de referência para a docência e, também, os estudos de Peter Burke sobre história de um saber. Analisando historicamente a trajetória das discussões sobre a matemática na formação de professores, o estudo conclui que a documentação contida em acervos pessoais de professores de matemática possibilita a análise dos embates que ocorreram, ao longo do tempo, entre campos disciplinares e o campo profissional da docência, em termos de produção do saber profissional do professor de matemática.

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Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP

Wagner Rodrigues Valente é Professor Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Presidente do GHEMAT Brasil (ghemat-brasil.com.br).

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Valente, W. R. (2021). Arquivos Pessoais de Professores e História do Saber Profissional da Docência em Matemática. Educação & Realidade, 46(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/112052

Edição

Seção

Educação Matemática