Os Sentidos Atribuídos à Deficiência por Profissionais da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236141802vs01

Palavras-chave:

Estudos da Deficiência na Educação, Formação Continuada, Capacitismo, Ética do Cuidado, Educação Inclusiva

Resumo

Para este artigo, que tem como aporte teórico o campo dos Estudos da Deficiência na Educação, objetivamos investigar as concepções atribuídas à deficiência entre educadores atuantes na educação básica. A obtenção dos dados ocorreu em uma formação virtual na qual participaram mais de 300 profissionais da educação básica, por meio de um questionário sociodemográfico e outro com questões abertas pré-formação e a análise foi temática de conteúdo. Os resultados trazem contribuições teo?rico-metodolo?gicas para o campo de atuação em uma perspectiva inclusiva interseccional, na qual os profissionais da educação básica possam adotar atitudes éticas e intencionais do cuidado em suas práticas pedagógicas no combate ao capacitismo.

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Biografia do Autor

Geisa Letícia Kempfer Böck, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Florianópolis/SC - Brasil

Geisa Kempfer Bock é Professora do Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade do Estado de Santa Catarina, professora do mestrado profissional em Educação Inclusiva/PROFEI/CEAD, e do Doutorado acadêmico PPGE/FAED/UDESC. Graduada em Educação Especial/UFSM, mestre em Educação pela UFSC e doutora em Psicologia/UFSC).

Rose Clér Estivalete Beche, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Florianópolis/SC - Brasil

Rose Clér Estivalete Beche atua como professora no Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina, coordena o NAC, Núcleo de Acessibilidade Educacional do CEAD, é pesquisadora e extensionista vinculada ao Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) do Cead. Possui graduação em Pedagogia (2002) e mestrado em Educação pela UFSC (2005) e doutorado em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC (2023).

Solange Cristina da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Florianópolis/SC – Brasil

Solange Cristina da Silva é Coordenadora do Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade do Estado de Santa Catarina, professora da graduação em Pedagogia e mestrado profissional em Educação Inclusiva/PROFEI/CEAD. Graduada em Psicologia/Unimep, mestre em Educação e doutora em Psicologia, ambos pela UFSC.

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Böck, G. L. K., Beche, R. C. E., & Silva, S. C. da. (2024). Os Sentidos Atribuídos à Deficiência por Profissionais da Educação Básica. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236141802vs01

Edição

Seção

Estudos da Deficiência na Educação

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