Ensino de Ciências e Biologia: amores estranhos, não humanos, conversas & alianças com as plantas e outras formas de narrar a vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236133867vs01

Palavras-chave:

Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental, Animalidades, Alianças vegetais, Antropoceno

Resumo

Fauna, flora, ambientes e seres vivos, bem como as relações ecológicas, culturais e sociais entre eles e nós, humanos, e, igualmente, tudo aquilo que lhes/nos acontece em dados tempos e espaços, se articulam com o que chamamos de ensino de Ciências e/ou de Biologia no âmbito da educação escolar e universitária. Os não humanos articulam-se, de modo profundo, com a Literatura, as Artes Visuais, a Antropologia, as Ciências da Vida, a Divulgação Científica e, especialmente, com a vida cotidiana dos humanos – mas parecem afetar, ainda timidamente, as salas de aula escolares e as da formação docente. Nesta direção, o texto busca elencar possibilidades de encontros entre humanos e não-humanos na escola e fora dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Belinaso, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC – Brasil

Leandro Belinaso é biólogo pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Daniela Ripoll, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS – Brasil

Daniela Ripoll é bióloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestra e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. É professora do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação – ênfase em Estudos Culturais da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Belinaso, L., & Ripoll, D. (2023). Ensino de Ciências e Biologia: amores estranhos, não humanos, conversas & alianças com as plantas e outras formas de narrar a vida. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236133867vs01

Edição

Seção

A Fauna, a Flora, os Outros Seres Vivos e os Ambientes no Ensino de Ciências e de Biologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)