Ensino de Ciências e Biologia: amores estranhos, não humanos, conversas & alianças com as plantas e outras formas de narrar a vida
DOI:
https://doi.org/10.1590/2175-6236133867vs01Palavras-chave:
Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental, Animalidades, Alianças vegetais, AntropocenoResumo
Fauna, flora, ambientes e seres vivos, bem como as relações ecológicas, culturais e sociais entre eles e nós, humanos, e, igualmente, tudo aquilo que lhes/nos acontece em dados tempos e espaços, se articulam com o que chamamos de ensino de Ciências e/ou de Biologia no âmbito da educação escolar e universitária. Os não humanos articulam-se, de modo profundo, com a Literatura, as Artes Visuais, a Antropologia, as Ciências da Vida, a Divulgação Científica e, especialmente, com a vida cotidiana dos humanos – mas parecem afetar, ainda timidamente, as salas de aula escolares e as da formação docente. Nesta direção, o texto busca elencar possibilidades de encontros entre humanos e não-humanos na escola e fora dela.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação & Realidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à revista Educação & Realidade e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação & Realidade: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação & Realidade redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.