Recursos Tecnológicos na Educação Bilíngue de Estudantes Surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236120615vs01

Palavras-chave:

Recursos tecnológicos, Inclusão, Aprendizagem, Surdos.

Resumo

Esta pesquisa investiga o uso de recursos lúdicos estruturados com a ferramenta Power Point no ensino bilíngue de estudantes surdos, em uma escola situada no município de Timon, no estado do Maranhão. O objetivo é analisar a contribuição de jogos digitais no processo de aquisição linguística. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de cunho qualitativo. Para coleta e análise dos dados, foram realizadas observação das aulas, aplicação de questionário semiaberto e pesquisas bibliográficas. Os resultados demonstram que os jogos promovem engajamento e motivação para a aprendizagem. Observa-se ainda que a presença de elementos culturais surdos proporciona a criação de um ambiente escolar mais empático e inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lílian de Sousa Sena, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís/MA

Lílian de Sousa Sena é mestra em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís/MA

Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra é pós doutora em Tecnologias Digitais, pela Universidade de Coimbra. Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS

Eliane Schlemmer é pós doutora em Educação – Ecossistemas de Inovação na Educação na cultura híbrida e multimodal pela Universidade Aberta de Portugal.

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Sena, L. de S., Serra, I. M. R. de S., & Schlemmer, E. (2023). Recursos Tecnológicos na Educação Bilíngue de Estudantes Surdos. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236120615vs01

Edição

Seção

Artigos