A Educação Básica na Suécia e no Brasil: algumas semelhanças e diferenças

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Sistema Educacional Sueco, Educação Comparada

Resumo

Este artigo pretende analisar o sistema de educação básica da Suécia e compará-lo ao do Brasil. Consideramos relevante comparar os dois sistemas, apesar das significativas diferenças entre os dois países (cultura, história, tamanho, densidade populacional, etc), pois os indicadores de qualidade da educação básica sueca são consideravelmente melhores do que os brasileiros. Para tanto, em um primeiro momento, descrevemos como se estrutura e como funciona o sistema de educação básica sueco, pouco conhecido de nós brasileiros, para, em nossas conclusões, destacarmos as principais semelhanças e diferenças entre os dois sistemas. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória qualitativa, com uma revisão da literatura de autores que trabalham com estudos comparativos na área educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos da Fonseca Brandão, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo/SP

Carlos da Fonseca Brandão é pós-doutor em Educação pela Uppsala University, pela Universidad Rovira I Vigili (Espanha) e pela Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha). Livre-docente e doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). 

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Brandão, C. da F. (2019). A Educação Básica na Suécia e no Brasil: algumas semelhanças e diferenças. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/81083

Edição

Seção

Artigos