Contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem à Educação a Distância

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância, Desenho Universal para Aprendizagem, Deficiência.

Resumo

Práticas sensíveis e acolhedoras à variação humana são necessárias na educação. Neste estudo objetivou-se identificar se cursistas reconhecem a contribuição dos recursos disponibilizados e organizados a partir do framework do Desenho Universal para Aprendizagem em seus processos de participação com agência, permanência e engajamento em um curso de educação a distância. A perspectiva teórico-metodológica pautou-se nos Disability Studies e os dados foram coletados a partir de três técnicas: Diários Pessoais, Mapeamento Comportamental e Vestígios Ambientais, com posterior análise de conteúdo. Os resultados apontaram que, quando um curso é planejado com base no framework do DUA, muitas das necessidades dos estudantes com deficiência são contempladas e as barreiras restantes são comuns à maioria dos aprendizes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Letícia Kempfer Böck, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis/SC

Geisa Letícia Kempfer Böck é Professora do Laboratório de Educação Inclusiva do Centro de Educação a Distância da UDESC. Professora do Mestrado em Educação Inclusiva - PROFEI. Integrante do Grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão (UDESC) e do Núcleo de Estudos da Deficiência - NED/UFSC.

Marivete Gesser, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Marivete Gesser é Professora Doutora do PPGP/UFSC. É coordenadora do NED - Núcleo de Estudos sobre Deficiência - no qual vem estudando deficiência com base em uma perspectiva interseccional e política. Também é membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional da UFSC; do Margens (Núcleo de Estudos Modos de Vida, Família e Relações de gênero); e do GT da ANPPEP Psicologia, Política e Sexualidades.

Adriano Henrique Nuernberg, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Adriano Henrique Nuernberg é Professor PhD Aposentado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Deficiência - NED/UFSC. Pesquisador do campo dos Disabilities Studies e do Feminist Disability Studies.

Publicado

2022-02-17

Como Citar

Böck, G. L. K., Gesser, M., & Nuernberg, A. H. (2022). Contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem à Educação a Distância. Educação & Realidade, 46(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/95398

Edição

Seção

Artigos