Educação Humanizadora para Jovens Imigrantes e Refugiados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236136077vs01

Palavras-chave:

Imigração e Educação, Educação de Refugiados, Educação Humanizadora

Resumo

Em 2023, 184 milhões de imigrantes viviam fora de seu país de origem, incluindo 1,3 milhão de imigrantes residentes no Brasil. As crianças imigrantes e refugiadas têm o direito de frequentar a escola, mas muitas vezes a escola pública não promove o sucesso dos estudantes imigrantes. Este artigo destaca quatro princípios-chave e estratégias relacionadas baseadas em pesquisa que os educadores podem usar para promover o rendimento, o agenciamento e o envolvimento escolar para estudantes imigrantes e refugiados: situar as histórias, famílias, idiomas e conhecimentos dos estudantes como atributos, não como déficits; reconhecer que a vida dos estudantes imigrantes tem caráter transnacional; desenvolver uma cultura de pertencimento e relações fortes com professores e colegas; e fornecer apoio específico aos estudantes imigrantes.

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Biografia do Autor

Lesley Bartlett, University of Wisconsin-Madison, Madison – United States

Lesley Bartlett é Professora e Diretora de Estudos de Políticas Educacionais na Universidade de Wisconsin-Madison. Sua pesquisa e ensino se concentram em letramentos multilíngues, migração, métodos de pesquisa e desenvolvimento profissional de professores. É autora, coautora ou editora de nove livros, incluindo Humanizing Education for Immigrant and Refugee Youth (2022) e Rethinking Case Study Research (2017).

Monisha Bajaj, University of San Francisco, San Francisco – United States

Monisha Bajaj é Professora de Educação Internacional e Multicultural na Universidade de São Francisco, bem como Professora Visitante na Universidade Nelson Mandela, na África do Sul. É editora e autora de oito livros e inúmeros artigos sobre questões de paz, direitos humanos, migração, justiça racial e educação. Recebeu o Prêmio de Direitos Humanos Ella Baker/Septima Clark (2015) da Divisão B da American Educational Research Association (AERA).

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Bartlett, L., & Bajaj, M. (2024). Educação Humanizadora para Jovens Imigrantes e Refugiados. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236136077vs01

Edição

Seção

Artigos