Ageísmo na Carreira Acadêmica: um estudo com professores universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236121896vs01

Palavras-chave:

Envelhecimento, Ageísmo, Carreira Docente, Universidade

Resumo

O ageísmo se configura como uma discriminação em relação a outra pessoa em virtude de sua idade, ocorrendo principalmente em relação aos mais idosos. O fenômeno, apesar de vivenciado por professores de ensino superior, é pouco estudado em Educação, no Brasil. Buscando contribuir com o debate, este artigo objetiva analisar o ageísmo entre docentes da Universidade Federal do Piauí. Para tanto, foi aplicada a Escala de Ageísmo no Contexto Organizacional, junto aos docentes, cujos resultados foram analisados de modo multivariado (Analise Fatorial Exploratória e regressão linear múltipla), com intuito de identificar os fatores predominantes do ageísmo na universidade. Foram identificados dois fatores relacionados ao ageísmo, um positivo e outro negativo.

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Biografia do Autor

Lauro Oliveira Viana, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina/PI

Lauro Oliveira Viana é mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza, Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba; Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí.

Diogo Henrique Helal, Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/MEC), Recife/PE

Diogo Henrique Helal é doutor em Sociologia e Política, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Pesquisador Titular da Fundação Joaquim Nabuco.

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Viana, L. O., & Helal, D. H. (2023). Ageísmo na Carreira Acadêmica: um estudo com professores universitários. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236121896vs01

Edição

Seção

Artigos

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