Análises sobre a Permanência Estudantil nos Institutos Federais de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236123541vs01

Palavras-chave:

Permanência Estudantil, Condições de Vida, Condições Institucionais

Resumo

Este artigo debate a permanência estudantil nos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e mostra resultados de pesquisa realizada com professores e estudantes desses cursos, cujo objetivo foi: compreender as condições para a permanência estudantil, a partir da interlocução entre as suas condições de vida e as condições institucionais. Entende-se as condições de vida como produto da participação dos estudantes no processo de produção e reprodução social. As condições institucionais compreendem programas institucionais e ações desenvolvidas pelos cursos. Os resultados sinalizam encontros e desencontros entre as condições referidas e indicam a prioridade da responsabilidade institucional na produção de estratégias de permanência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Maccarini Moraes, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Caçador/SC

Patricia Maccarini Moraes é assistente social no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Caçador. É, também, doutora e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Moraes, P. M. (2023). Análises sobre a Permanência Estudantil nos Institutos Federais de Educação. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236123541vs01

Edição

Seção

Artigos