O PNAIC no Rio de Janeiro: três arranjos institucionais de implementação

Autores

Palavras-chave:

PNAIC, Implementação, Arranjos institucionais de implementação.

Resumo

O artigo dialoga com a literatura sobre políticas públicas no estudo da implementação do PNAIC no estado do Rio de Janeiro. A análise destaca a colaboração entre a Secretaria de Educação do Estado e os municípios fluminenses e a parceria com a UFRJ e a UNDIME, que compartilharam a coordenação do Pacto ao longo de sua vigência no estado. Entre os principais achados, destaca-se a criação, nas secretarias municipais, de setores específicos para cuidar das políticas de alfabetização, a inclusão de professores e alunos das escolas normais e do curso de Pedagogia da UFRJ nas iniciativas de formação e uma maior motivação de professores para a formação no ensino superior e na pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabete Neves Ramos, PUC-Rio

Maria Elizabete Neves Ramos é doutora em Educação pela PUC-Rio, graduada em Psicologia pela UFRJ e pesquisadora do Laboratório de Avaliação da Educação vinculado ao PPGE da PUC-Rio.

Alicia Maria Catalano de Bonamino, PUC-Rio

Alicia Maria Catalano de Bonamino é doutora em Educação pela PUC-Rio, professora associada da mesma universidade e coordenadora do Laboratório de Avaliação da Educação vinculado ao PPGE da PUC-Rio.

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Ramos, M. E. N., & Bonamino, A. M. C. de. (2022). O PNAIC no Rio de Janeiro: três arranjos institucionais de implementação. Educação &Amp; Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/108494

Edição

Seção

Artigos