O Especial na Educação: significados e usos

Autores

  • Éric Plaisance Paris Descartes University (USPC), Paris

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, França, Itália, Brasil

Resumo

Diversas organizações internacionais desempenharam um papel crítico contra o uso tradicional do termo especial em educação. A educação integradora e, posteriormente, a Educação Inclusiva foram valorizadas, bem como a diversidade dos alunos. A Itália representa um caso específico por sua política de integração radical de 1977. A França apresenta um caleidoscópio de instituições e de profissionais, herdado das raízes históricas da Educação Especial. A lei de 2005 não faz mais referência à Educação Especial, e a lei de 2013 reconhece a inclusão escolar de toda criança. Usos paradoxais do especial ainda permanecem na Itália e no Brasil. Por fim, nós nos interrogamos sobre as relações entre a ética e a democratização.

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Biografia do Autor

Éric Plaisance, Paris Descartes University (USPC), Paris

Éric Plaisance é professor emérito da Université Paris Descartes (Sorbonne-Paris-Cité), sociólogo, membro do Centre de recherche sur les liens sociaux (CERLIS). Foi professor visitante na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) em 2016

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Plaisance, Éric. (2019). O Especial na Educação: significados e usos. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84845

Edição

Seção

Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática