Diretrizes para a melhoria dos processos de projeto, aquisição e instalação de elevadores utilizando conceitos de gestão da cadeia de suprimentos
Palavras-chave:
gestão da cadeia de suprimentos, integração de processos, fluxos de materiaisResumo
O presente artigo propõe diretrizes para a melhoria dos processos de projeto, aquisição e instalação de elevadores utilizando conceitos de gestão da cadeia de suprimentos. A pesquisa foi dividida em três etapas. Inicialmente, foi realizada uma caracterização inicial dos processos e problemas existentes, compreendendo uma revisão bibliográfica e a aplicação de entrevistas com arquitetos, engenheiros e especialistas em construção civil. Na segunda etapa foi realizado um estudo de caso do relacionamento dos agentes da cadeia, de forma a detalhar os fluxos de materiais e informações entre os mesmos. Assim, foram realizadas entrevistas com fabricantes e montadores de elevadores, visitas em canteiros de obras, análise de documentos e um levantamento de percepções com usuários finais de elevadores. Finalmente, os dados foram analisados visando propor melhorias nos processos estudados. Problemas relacionados às práticas de cooperação, à falta de integração e coordenação dos fluxos de materiais e informações entre os agentes indicam oportunidades para a aplicação dos conceitos na melhoria dos processos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621