Avaliação do desempenho de bacias sanitárias de volume de descarga reduzido quanto à remoção e transporte de sólidos
Palabras clave:
Bacia sanitária de volume de descarga reduzido, Conservação de água, Bacia sanitáriaResumen
O consumo de água nas bacias sanitárias representa uma grande porcentagem do total de água consumida em uma residência e, portanto, possui um grande potencial de economia de água. Este trabalho apresenta uma investigação de laboratório e de campo desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade de São Paulo para a avaliação do desempenho de bacias sanitárias de volume de descarga reduzido (6 litros por acionamento). A investigação de laboratório consistiu na realização de ensaios para a avaliação da capacidade de remoção e transporte de sólidos. A investigação de campo foi desenvolvida em 24 residências de baixa renda localizadas em Pindamonhangaba, São Paulo, e contemplou o monitoramento do consumo de água total das residências e das bacias sanitárias com um sistema de telemedição, além da aplicação de um questionário aos usuários. É apresentada uma comparação entre os resultados do monitoramento do consumo de água com os obtidos com a aplicação do questionário, além da avaliação comparativa entre os resultados obtidos em campo e em laboratório. Por último, são efetuadas propostas para a normalização nacional para a avaliação do desempenho de bacias sanitárias de volume de descarga reduzido.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor/a
Derechos autorales
Los autores que publican en Ambiente Construído aceptan los términos:
- Los autores otorgan a la Revista el derecho de publicar bajo la Licencia de Atribución Creative Commons (CC BY 4.0), permitiendo el acceso, impresión, lectura, distribución, adaptación y desarrollo de otras investigaciones, si se reconoce la autoría.
- Se autoriza a los autores a distribuir el trabajo publicado en la Revista, como repositorios institucionales, o a incluir su artículo como parte de la tesis y/o disertación, siempre y cuando mencionen la referencia de publicación en Ambiente Construído.
- Cualquier persona puede leer, distribuir, imprimir, descargar e indicar la dirección del artículo completo sin autorización previa de la Revista respetando la licencia CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621