Implementação de programas de uso racional da água em campi universitários
Palavras-chave:
uso racional da água, gestão da demanda, sistemas prediaisResumo
Este trabalho propõe uma metodologia de implementação de programas de uso racional da água em campi universitários. O planejamento – motivação, objetivos, diagnóstico preliminar da situação e estruturação – de programas dessa natureza deve preceder às atividades de implantação. Seguem-se, então, a definição de prioridades, os contatos necessários com as unidades e empresas (pré-implantação) e a realização das etapas de implantação propriamente ditas: aprofundamento do diagnóstico; redução de perdas físicas; redução de consumo nos pontos de utilização; caracterização de hábitos e racionalização das atividades que consomem água; e divulgação, incluindo campanhas de conscientização e treinamentos. No pós-implantação, algumas dessas atividades devem ser mantidas, assim como a gestão da demanda de água – que inclui, além do levantamento de dados, a determinação de parâmetros de controle e a definição de procedimentos de intervenção sobre o sistema no caso de ocorrência de anomalias. Apresenta-se, neste trabalho, o Programa de Uso Racional da Água da Universidade de São Paulo (PURA-USP) – sua implementação e resultados. O PURA-USP obteve, de 1998 a 2003, uma redução no consumo de água de 36% (de 137.881 m³/mês para 88.366 m³/mês) e um benefício econômico líquido acumulado de R$ 46,61 milhões.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.