Indicadores de uso racional da água para escolas de ensino fundamental e médio

Autores

  • Orestes Marraccini Gonçalves Universidade de São Paulo
  • Marina Sangoi Oliveira Ilha Universidade Estadual de Campinas
  • Simar Vieira de Amorim Universidade Federal de São Carlos
  • Luciana Pereira Pedroso Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

escola, indicador de consumo de água, conservação de água

Resumo

A avaliação do potencial de conservação de água deve contemplar outros indicadores que não somente a quantidade de água por agente consumidor em um determinado período (indicador de consumo), tendo em vista as particularidades de cada edificação. O presente artigo apresenta a metodologia e os resultados preliminares de um estudo que vem sendo desenvolvido desde agosto de 2002 por uma equipe de pesquisadores de três universidades paulistas: Unicamp, UFSCar e Epusp, com a coordenação geral desta última, tendo como objeto de estudo as edificações escolares públicas localizadas na cidade de Campinas, São Paulo. O referido projeto, com financiamento do CNPq, contempla o levantamento cadastral e de patologias de todos os equipamentos/aparelhos sanitários e o monitoramento remoto do consumo de água em uma amostra de escolas de ensino fundamental, envolvendo diferentes faixas etárias e períodos de permanência dos alunos nas escolas. São apresentados os critérios adotados para a seleção da amostra, a metodologia empregada para a coleta dos dados em campo e os resultados obtidos até setembro de 2004.

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Publicado

22.04.2008

Como Citar

GONÇALVES, O. M.; ILHA, M. S. O.; AMORIM, S. V. de; PEDROSO, L. P. Indicadores de uso racional da água para escolas de ensino fundamental e médio. Ambiente Construído, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 35–48, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3648. Acesso em: 23 abr. 2025.

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