Análise comparativa entre torneira convencional e torneira de funcionamento hidromecânico instaladas em um campus universitário

Authors

  • Roberta Jacoby Cureau Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andreza Kalbusch Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Elisa Henning Universidade do Estado de Santa Catarina

Keywords:

Equipamentos economizadores de água, Torneira de funcionamento hidromecânico, Uso racional da água

Abstract

Quando se trata de uso racional da água, a substituição de equipamentos hidrossanitários convencionais por economizadores de água é uma prática comum nas edificações de uso público. Neste artigo é apresentada uma comparação entre duas torneiras de lavatório, uma convencional com registro de pressão e outra de funcionamento hidromecânico, instaladas em um campus universitário. Foram comparados consumo de água, número de acionamentos e consumo por acionamento das torneiras utilizando técnicas estatísticas descritivas e inferenciais. Os dados foram coletados a partir de sensores de fluxo instalados nas ligações flexíveis das torneiras. As médias dos dados diários de consumo de água e de volume por acionamento da torneira convencional foram cerca de três vezes maiores do que as médias diárias da torneira de funcionamento hidromecânico. A aplicação do teste de Mann-Whitney permitiu inferir que não havia preferência dos usuários por utilizar um dos modelos de torneira. Durante a coleta de dados, a torneira convencional apresentou indícios de desperdícios decorrentes do mau fechamento da sua válvula e do uso excessivo de água pelos usuários. Assim, constatou-se que, neste estudo, a torneira de funcionamento hidromecânico apresentou menor consumo de água, além de evitar perdas em função do mau uso do equipamento.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-03-12

How to Cite

CUREAU, R. J.; KALBUSCH, A.; HENNING, E. Análise comparativa entre torneira convencional e torneira de funcionamento hidromecânico instaladas em um campus universitário. Ambiente Construído, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 157–170, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/83667. Acesso em: 11 may. 2025.