Componentes BIM de sistemas prediais hidráulicos e sanitários baseados em critérios de desempenho
Palavras-chave:
Desempenho, Sistemas prediais hidráulicos sanitário, Pesquisa construtiva, BIM, modelagem da informação da construçãoResumo
Os sistemas prediais hidráulicos e sanitários (SPHS) são constituídos por inúmeros componentes e são várias as informações a serem consideradas para sua adequada seleção. Este trabalho tem como objetivo principal identificar características técnicas relativas ao desempenho desses sistemas com base nos critérios contemplados na normalização vigente e propor componentes BIM genéricos com essas informações. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa construtiva que contemplou, para uma amostra de componentes: consulta aos documentos técnicos disponibilizados pelos fabricantes; levantamento das informações técnicas necessárias para a avaliação do desempenho a partir da normalização; validação das informações técnicas selecionadas por um grupo focal composto de projetistas desses sistemas; proposta de um modelo contemplando essas informações, e proposta e validação de componentes BIM genéricos. Destacam-se como contribuições teóricas desse trabalho a metodologia utilizada para a seleção das informações técnicas para a avaliação do desempenho, o modelo genérico para caracterização dos componentes e a proposta de incorporação de informações de desempenho na norma brasileira de BIM. O desenvolvimento de modelos aplicando essa metodologia a outros componentes dos SPHS possibilitará que o desempenho seja uma variável decisiva para a seleção das soluções e dos componentes a serem empregados, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade do projeto desses sistemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.