Uma abordagem de inspiração humanizadora para o projeto de habitação coletiva mais sustentável

Autores/as

  • Raquel Regina Martini Paula Barros UNICAMP
  • Sílvia Aparecida Mikami Gonçalves Pina UNICAMP

Palabras clave:

Habitação Coletiva, Processo de projeto, Humanização, Sustentabilidade

Resumen

Este trabalho apresenta abordagem para o processo de projeto que relaciona conceitos humanizadores à qualidade ambiental do projeto de habitação coletiva. A concepção de um habitar mais humano e sustentável suscita engajamento teórico interdisciplinar como contribuição para o ato de projetar. Padrões selecionados, entre os identificados por Christopher Alexander e equipe em 1977, foram interpretados como parâmetros projetuais passíveis de serem abrangidos por conceitos humanizadores, cuja relevância foi verificada por meio da análise de um conjunto de projetos premiados. Tais conceitos requerem a compatibilização efetiva entre as diferentes possibilidades sugeridas individualmente pelos parâmetros projetuais e são igualmente fundamentais para a qualidade do projeto em seu todo. O caráter sintético e aberto da abordagem, somado às especificidades programáticas e locais, permite e recomenda outras contribuições para a consolidação de base humanizadora para o processo de projeto, fomentando o aprimoramento das soluções habitacionais coletivas mais sustentáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Regina Martini Paula Barros, UNICAMP

Arquiteta Drª. Pesquisadora de pós-doutorado junto ao Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Bolsista FAPESP.

Sílvia Aparecida Mikami Gonçalves Pina, UNICAMP

Arquiteta Drª. Professora junto ao Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.

Publicado

20.07.2010

Cómo citar

BARROS, R. R. M. P.; PINA, S. A. M. G. Uma abordagem de inspiração humanizadora para o projeto de habitação coletiva mais sustentável. Ambiente Construído, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 121–135, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/12890. Acesso em: 25 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.