Tecnologias digitais no processo de projeto contemporâneo: potencialidades e desafios à profissão e à academia

Autores/as

Palabras clave:

Tecnologias Digitais, Processo de Projeto, Prática Profissional

Resumen

Este artigo aborda a adoção das tecnologias digitais no processo de projeto da arquitetura, engenharia e construção (AEC), incluindo o Building Information Modeling (BIM), a modelagem paramétrica e a fabricação digital. O objetivo do estudo é compreender as implicações da adoção das tecnologias digitais no processo de projeto contemporâneo em contraste com as práticas predominantes no setor, tomando como base para análise o contexto das empresas consideradas early adopters desses recursos. Foram aplicados questionários e conduzidas entrevistas com 30 profissionais, bem como entrevistas com 7 pesquisadores, com origens em diferentes países. Como resultados, apresenta-se uma síntese das principais potencialidades e desafios apontados pelos respondentes em relação à adoção das tecnologias digitais, e suas relações com o processo de projeto. Identificaram-se, ainda, lições dos early adopters e medidas que podem ser tomadas para viabilizar o alcance das potencialidades das tecnologias digitais na indústria da AEC. Como medidas essenciais estão a elaboração de exigências e regulamentações por parte das autoridades e instituições com vistas à promoção de padrões, a integração da prática profissional com a pesquisa acadêmica e as mudanças na educação dos futuros profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa Quadrado Mussi, Faculdade Meridional - IMED

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Juliano Lima da Silva, Faculdade Meridional - IMED

Escola de Engenharia

Publicado

08.05.2020

Cómo citar

ZARDO, P.; MUSSI, A. Q.; SILVA, J. L. da. Tecnologias digitais no processo de projeto contemporâneo: potencialidades e desafios à profissão e à academia. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 425–440, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/90873. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a