Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso

Autores

  • Priscilla Elisa de Azevedo Basto Escola Politécnica da UPE
  • Alberto Casado Lordsleem Junior Escola Politécnica da UPE

Palavras-chave:

Building Information Modeling, Ensino de BIM, Engenharia Civil

Resumo

Com o crescente avanço da tecnologia, os empreendimentos da construção civil se tornam cada vez mais complexos. Como forma de acompanhar esse processo, foi desenvolvido o paradigma denominado de Building Information Modeling (BIM), que se baseia na colaboração entre as equipes para a elaboração de um modelo integrado e 3D da edificação do qual serão retiradas as informações necessárias para a gestão do empreendimento. O BIM vem sendo utilizado por diversas empresas, devido aos benefícios potenciais, entretanto sua difusão continua sendo restrita em razão do fato de ser dominado por pequena quantidade de profissionais. Dessa forma, este trabalho objetiva descrever um método de abordagem do ensino de BIM, permitindo a sua avaliação para potencial difusão e utilização, e demonstrar a importância desse método. Para isso foram realizadas a descrição detalhada e a análise da experiência de ensino do BIM na disciplina de Gerenciamento de Projeto da Construção I, ministrada na Arizona State University (ASU), localizada nos Estados Unidos. Através dos resultados obtidos, constatou-se que a disciplina realiza a abordagem do BIM em conjunto com os outros assuntos, pode ser classificada como de nível intermediário, formando um analista BIM, e se mostrou efetiva em apresentar os principais conceitos e usos do BIM aos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Elisa de Azevedo Basto, Escola Politécnica da UPE

Departamento de Engenharia Civil

Área: Construção Civil

Alberto Casado Lordsleem Junior, Escola Politécnica da UPE

Departamento de Engenharia Civil

Área: Construção Civil

Downloads

Publicado

17.08.2016

Como Citar

BASTO, P. E. de A.; LORDSLEEM JUNIOR, A. C. Ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso. Ambiente Construído, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 45–61, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/64069. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia da Informação e Comunicação no Ambiente Construído

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.