Medição de fissuras em silos de cimento com veículo aéreo não tripulado e análise estatística

Autores

Palavras-chave:

VANT, concreto de silo reforçado, fissuras, resina epóxi

Resumo

Os silos de concreto armado, principais estruturas para o armazenamento a granel de cimento, são frequentemente afetados por manifestações patológicas, principalmente fissuras causadas por falhas de projeto e/ou execução. A inspeção nos silos é uma preocupação recorrente devido à complexidade do procedimento, que envolve elevada altura, dificuldades de acesso e condições adversas de exposição. Métodos tradicionais de medição de fissuras são insuficientes por dificuldades de acesso, riscos à segurança, falta de precisão e inconsistência dos resultados. Este estudo propõe um método para detecção, medição e quantificação de fissuras em silos de concreto armado, incluindo a estimativa do consumo de resina epóxi para reparos, decorrentes de falhas de projetos estruturais em silos para estocagem de cimento. A pesquisa utiliza Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), fotogrametria digital e análise estatística com a distribuição T-Student. A metodologia incluiu uma revisão sistemática e um estudo experimental, resultando em um protocolo para inspeção e medição de fissuras. Os resultados indicaram que o método com VANTs é mais eficaz na detecção de fissuras, fornecendo diretrizes para inspeção, segmentação em microrregiões e cálculo do intervalo de confiança da densidade de fissuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

diogo Cavalcanti Oliveira, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2014). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas em concreto armado e protendido, gerenciamento de projetos e Recuperação estrutural. Pós-Graduação em Estruturas de concreto e fundação, INBEC, e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Certifica pelo PTI - Unboded PT.

Alberto Casado Lordsleem Junior, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Graduação em Engenharia Civil pela UFPE (1994); Mestrado (1997), Doutorado (2002) e Pós-Doutorado (2010) em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP; Livre-Docência pela Universidade de Pernambuco (2012). Gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Escola Politécnica da UPE (2007-2010). Atualmente é Professor Associado; Coordenador Setorial de Extensão e Cultura; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC), Docente de cursos de especialização e coordenador do MBA em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Coordenador do POLITECH - Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios. Assessor técnico de empresas e entidades setoriais da construção civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gestão da Construção, Desempenho e Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, inovações tecnológicas, racionalização construtiva, desempenho, projeto para produção, vedações verticais, sistemas de gestão da construção, produtividade e recuperação de patologias.

Laura Nogueira Cordeiro, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Boa Viagem (2021) e MBA em Gestão de Projetos pela USP Esalq (2023). Atualmente é Coordenadora de Suprimentos na Probeton Engenharia. Tem experiência há 5 anos na área de Engenharia Civil, com ênfase no setor de suprimentos e planejamento de reformas e cosntruções de obras industriais. Tem interesse na área de pesquisa em projetos de Inovação Tecnológica na construção civil, Reformas Estruturais, Lean Construction, entre outros.

Emanoel Silva de Amorim, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Mestre em Engenharia Civil (Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI, 2024). Especialização em: Gestão de Obras e Projetos; Arquitetura e Patrimônio; Mobilidade Urbana e Transporte; e MBA em Gerenciamento de Projetos (PMI). Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ESUDA, 2014). Arquiteto Paisagista na Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb, 2024). Diretor Geral da Amorim Arquitetura (2019-2024). Vem atuando na coordenação de equipes multidiplinares conduzindo a gestão de elaboração e licenciamento de projetos, fiscalização e supervisão de obras, manutenção e operação de empreendimentos de uso residenciais, comerciais, religiosos, institucionais, além de infraestrutura urbana. Experiência em ensino de cursos de extensão, cursos de aperfeiçoamento, graduação e pós-graduações.

Thais Cohen de Almeida Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Engenharia Elétrica (2022) pela UNIFBV, Especialização em Gerenciamento de Projetos (2023) pela PUC Minas e atualmente está no Mestrado em Engenharia de Sistemas de Energia pela UFRPE. Anteriormente cursava Bacharelado de Ciências e Tecnologia na UFRN, onde teve a oportunidade de participar do Projeto de Extensão "Movimento Maker" voltado para projetos de sistemas embarcados com Arduino e foi monitora da disciplina "Ciência, Tecnologia e Sociedade". Atuou na área de Manutenção Elétrica por dois anos e meio, iniciando como estagiária na Celpe - Neoenergia Pernambuco (2020-2021) e na indústria como Trainee Industrial na Companhia Siderúrgica Nacional - CSN Cimentos (2021-2022). Atualmente é Analista de Produto na área de Validação do Sistema de Propulsão na indústria automotiva pela Stellantis (Grupo da Fiat, Jeep, etc).

Bruno Cavalcanti Oliveira, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Administração pela Universidade de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de projetos e Marketing.

Downloads

Publicado

23.04.2025

Como Citar

OLIVEIRA, diogo C.; LORDSLEEM JUNIOR, A. C.; CORDEIRO, L. N.; AMORIM, E. S. de; COSTA, T. C. de A.; OLIVEIRA, B. C. Medição de fissuras em silos de cimento com veículo aéreo não tripulado e análise estatística. Ambiente Construído, [S. l.], v. 25, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/141907. Acesso em: 18 maio. 2025.