Medição de fissuras em silos de cimento com veículo aéreo não tripulado e análise estatística
Palavras-chave:
VANT, concreto de silo reforçado, fissuras, resina epóxiResumo
Os silos de concreto armado, principais estruturas para o armazenamento a granel de cimento, são frequentemente afetados por manifestações patológicas, principalmente fissuras causadas por falhas de projeto e/ou execução. A inspeção nos silos é uma preocupação recorrente devido à complexidade do procedimento, que envolve elevada altura, dificuldades de acesso e condições adversas de exposição. Métodos tradicionais de medição de fissuras são insuficientes por dificuldades de acesso, riscos à segurança, falta de precisão e inconsistência dos resultados. Este estudo propõe um método para detecção, medição e quantificação de fissuras em silos de concreto armado, incluindo a estimativa do consumo de resina epóxi para reparos, decorrentes de falhas de projetos estruturais em silos para estocagem de cimento. A pesquisa utiliza Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), fotogrametria digital e análise estatística com a distribuição T-Student. A metodologia incluiu uma revisão sistemática e um estudo experimental, resultando em um protocolo para inspeção e medição de fissuras. Os resultados indicaram que o método com VANTs é mais eficaz na detecção de fissuras, fornecendo diretrizes para inspeção, segmentação em microrregiões e cálculo do intervalo de confiança da densidade de fissuras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621