Proposta de um protocolo para o processamento de requisitos do cliente em empreendimentos habitacionais de interesse social

Autores

  • Lisiane Pedroso Lima
  • Carlos Torres Formoso UFRGS
  • Márcia Elisa Soares Echeveste UFRGS

Palavras-chave:

requisitos do cliente, avaliação da satisfação, grupo focado, habitação de interesse social

Resumo

Muitos estudos têm apontado a importância do gerenciamento dos requisitos do cliente e as dificuldades para sua implementação na indústria da construção devido à natureza complexa de seus processos. No Brasil, novas formas de provisão habitacional geram inovações na relação entre organizações governamentais e não-governamentais e os usuários finais, resultando em uma complexa rede de interesses. Na habitação de interesse social (HIS), os clientes finais raramente participam diretamente do processo de desenvolvimento do produto (PDP) e, por essa razão, suas necessidades não são normalmente capturadas e convertidas em requisitos, os quais, em conseqüência, não são adequadamente considerados pela equipe de projeto. Isso requer mudanças importantes na forma como o processo de desenvolvimento do produto é gerenciado. Esse artigo apresenta um estudo sobre o processamento de requisitos de um conjunto de projetos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Este estudo enfatiza a tarefa de processar os requisitos do cliente nesse contexto baseado na integração de diferentes fontes de dados, com percepções dos diferentes clientes envolvidos no projeto. A principal contribuição desse trabalho foi o desenvolvimento de um protocolo para o processamento de requisitos, que utiliza dispositivos visuais e a ferramenta Casa da Qualidade (CQ), os quais auxiliam no processamento sistematizado de dados de requisitos do cliente.

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Biografia do Autor

Lisiane Pedroso Lima

Carlos Torres Formoso, UFRGS

Professor do NORIE/PPGEC/UFRGS

Márcia Elisa Soares Echeveste, UFRGS

Professora do LOPP/PPGEP/UFRGS

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Publicado

30.05.2011

Como Citar

LIMA, L. P.; FORMOSO, C. T.; ECHEVESTE, M. E. S. Proposta de um protocolo para o processamento de requisitos do cliente em empreendimentos habitacionais de interesse social. Ambiente Construído, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 21–37, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/17136. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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