Instrumentos associados de apoio ao processo de projeto de moradias sociais

Autores

  • Louise Logsdon Instituto Federal de Mato Grosso
  • Márcio Minto Fabricio Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

projeto de habitação de interesse social, processo de projeto, qualidade espacial

Resumo

Diversas pesquisas analisaram a produção de habitação de interesse social (HIS) no Brasil, constatando seu baixo desempenho e o mal atendimento às necessidades dos moradores, principalmente se considerarmos todo o tempo de permanência na moradia. Além de apresentarem limitada diversidade, em termos de opções de plantas, os projetos são pouco flexíveis e com sérios problemas funcionais, decorrentes da falta de espaço nos compartimentos. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi desenvolver um método prático de apoio à tomada de decisão em projetos de HIS. A pesquisa adotou a abordagem Design Science Research e estruturou-se em cinco etapas principais: (1) identificação do problema, (2) entendimento do tema, (3) proposição dos instrumentos, (4) avaliação dos instrumentos e (5) organização das contribuições. O método é conceitual e orientado para a tomade de decisão de projetos desenvolvidos em BIM (Building Information Modeling), com foco na funcionalidade e na flexibilidade. Consiste em um conjunto de instrumentos articulados que permitem avaliar e orientar os projetistas quanto ao atendimento aos critérios de funcionalidade e flexibilidade mapeados. O instrumental demonstrou sua eficácia em uso ao ser aplicado em um workshop de projeto com profissionais da área, sendo também avaliado por pesquisadores especialistas no tema. A pesquisa contribuiu com revisão e sistematização de requisitos de funcionalidade e flexibilidade e, no campo prático, com a articulação destes requisitos em um conjunto de instrumentos operacionais destinados ao uso de profissionais de projeto de arquitetura de HIS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Louise Logsdon, Instituto Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PosARQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e doutoranda do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU - USP).

Márcio Minto Fabricio, Universidade de São Paulo

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, Brasil(2002). Professor Associado 3 do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP).

Downloads

Publicado

2020-05-08

Edição

Seção

Artigos