Método para verificação automatizada de requisitos em empreendimentos Habitacionais de Interesse Social
Keywords:
verificasção automatizada, requisitos, habitação de interesse social, avaliação de projetosAbstract
Uma das possíveis estratégias para melhorar a qualidade dos empreendimentos de construção é o uso de Building Information Modelling (BIM), que envolve inovações relacionadas à tecnologia da informação e mudanças em processos críticos. Na habitação de interesse social no Brasil, um dos desafios enfrentados é a necessidade de avaliar em um prazo relativamente curto um grande número de projetos submetidos para financiamento, principalmente após a criação do programa Minha Casa, Minha Vida. A verificação automatizada de projetos tem sido apontada na literatura como uma das principais oportunidades para o uso de BIM. A avaliação de projetos por órgãos governamentais é com frequência baseada principalmente na experiência dos técnicos responsáveis, e pode haver falta de uniformidade nos critérios adotados, além de ser um processo demorado e custoso. O objetivo deste trabalho consiste em propor um método automatizado de verificação de requisitos para projetos de empreendimentos de habitação de interesse social com o uso de BIM. Esse método foi testado em dois empreendimentos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e foi comparado com o processo realizado manualmente. O estudo também apresenta contribuições referentes à natureza dos requisitos para esse tipo de empreendimento e discute as mudanças de processo necessárias para o uso de sistemas computacionais de verificação automatizada.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Ambiente Construído agree to the terms:
- The authors grant the Journal the right to publish under the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0), allowing access, printing, reading, distribution, adaptation, and development of other research, if the authorship is recognized.
- Authors are authorized to distribute the work published in the Journal, such as institutional repositories, or to include their article as part of the thesis and/or dissertation, as long as they mention the publication reference in Ambiente Construído.
- Anyone can read, distribute, print, download, and indicate the address of the complete article without prior authorization from the Journal respecting the CC BY 4.0 license.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621