Análise da produção científica de área de conhecimento específico: caracterização do tema requisitos do cliente do mercado da construção civil

Autores

  • Iuri Aragão de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Marcella Facó Soares Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Luiz Fernando Mählmann Heineck Universidade Federal do Ceará - UFC
  • José de Paula Barros Neto Universidade Federal do Ceará - UFC

Palavras-chave:

Engenharia Civil, Construção Civil, Ambiente Construído, Requisitos de Clientes, Análise Bibliométrica

Resumo

A evolução que vem ocorrendo nas últimas décadas no processo de gerenciar projetos de construção tem apontado fortemente para a priorização dos interesses dos clientes. Entretanto, na comunidade acadêmica, o entendimento de como ocorrem as pesquisas relacionadas a este tema ainda é precário, necessitando de uma melhor compreensão das tendências existentes e diretrizes para estudos posteriores. Este artigo tem por objetivo a caracterização da produção científica brasileira sobre requisitos dos clientes do mercado da construção civil, um dos temas de pesquisa que têm mais crescido na área de Tecnologia do Ambiente Construído. Foi realizado uma análise de 124 artigos relativos ao tema publicados no Brasil entre 2005 a 2011. Este estudo foi focado em três eventos, SIBRAGEC, ENTAC e IGLC, além da Revista Ambiente Construído. Entretanto, alguns artigos provenientes de outros eventos também foram considerados, visando a ampliar a discussão. Foram apontadas as linhas de pesquisas mais abordadas, as universidades e autores que mais publicaram, bem como a titulação destes. Foram identificadas as estratégias de pesquisa utilizadas nos artigos, assim como quantificadas as referências mais citadas e os tipos de bibliografias mais mencionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuri Aragão de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Marcella Facó Soares, Universidade Federal do Ceará - UFC

Luiz Fernando Mählmann Heineck, Universidade Federal do Ceará - UFC

José de Paula Barros Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Downloads

Publicado

11.03.2013

Como Citar

VASCONCELOS, I. A. de; SOARES, M. F.; HEINECK, L. F. M.; BARROS NETO, J. de P. Análise da produção científica de área de conhecimento específico: caracterização do tema requisitos do cliente do mercado da construção civil. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 95–108, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/25729. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>