Proposta de um protocolo para o processamento de requisitos do cliente em empreendimentos habitacionais de interesse social
Palabras clave:
requisitos do cliente, avaliação da satisfação, grupo focado, habitação de interesse socialResumen
Muitos estudos têm apontado a importância do gerenciamento dos requisitos do cliente e as dificuldades para sua implementação na indústria da construção devido à natureza complexa de seus processos. No Brasil, novas formas de provisão habitacional geram inovações na relação entre organizações governamentais e não-governamentais e os usuários finais, resultando em uma complexa rede de interesses. Na habitação de interesse social (HIS), os clientes finais raramente participam diretamente do processo de desenvolvimento do produto (PDP) e, por essa razão, suas necessidades não são normalmente capturadas e convertidas em requisitos, os quais, em conseqüência, não são adequadamente considerados pela equipe de projeto. Isso requer mudanças importantes na forma como o processo de desenvolvimento do produto é gerenciado. Esse artigo apresenta um estudo sobre o processamento de requisitos de um conjunto de projetos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Este estudo enfatiza a tarefa de processar os requisitos do cliente nesse contexto baseado na integração de diferentes fontes de dados, com percepções dos diferentes clientes envolvidos no projeto. A principal contribuição desse trabalho foi o desenvolvimento de um protocolo para o processamento de requisitos, que utiliza dispositivos visuais e a ferramenta Casa da Qualidade (CQ), os quais auxiliam no processamento sistematizado de dados de requisitos do cliente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor/a
Derechos autorales
Los autores que publican en Ambiente Construído aceptan los términos:
- Los autores otorgan a la Revista el derecho de publicar bajo la Licencia de Atribución Creative Commons (CC BY 4.0), permitiendo el acceso, impresión, lectura, distribución, adaptación y desarrollo de otras investigaciones, si se reconoce la autoría.
- Se autoriza a los autores a distribuir el trabajo publicado en la Revista, como repositorios institucionales, o a incluir su artículo como parte de la tesis y/o disertación, siempre y cuando mencionen la referencia de publicación en Ambiente Construído.
- Cualquier persona puede leer, distribuir, imprimir, descargar e indicar la dirección del artículo completo sin autorización previa de la Revista respetando la licencia CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621