Disposições técnicas e diretrizes para projeto de habitações sociais evolutivas

Autores

  • Douglas Queiroz Brandão Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Habitação de Interesse Social, Projeto Habitacional, Habitação Evolutiva, Flexibilidade Arquitetônica, Sistemas Construtivos, Adaptabilidade

Resumo

Projetar a habitação, considerando tão somente as necessidades da fase de construção e da ocupação inicial, resulta, com frequência, em dificuldades e custos adicionais para adaptar posteriormente a residência de forma a atender mudanças nos requisitos de seus usuários. Normalmente, o projeto original típico das habitações sociais não permite soluções com qualidade arquitetônica quando modificações são realizadas diretamente pelo usuário. Este trabalho destaca a importância da consideração da flexibilidade de espaço, de materiais e de componentes em projetos habitacionais de interesse social (HIS). O objetivo é propor, à luz da literatura especializada e dos problemas constatados na prática, um conjunto de diretrizes para projeto que permitam a adaptação facilitada e harmoniosa da moradia ao longo de sua vida útil. A tipologia enfocada é a habitação unifamiliar, particularmente aquela edificada isoladamente no lote. A pesquisa foi desenvolvida com base na observação de uma amostra de habitações do Estado de Mato Grosso, entre 2003 a 2006, sendo dividida em duas etapas. Na primeira etapa, foram levantadas e analisadas as modificações espontâneas realizadas pelos usuários, mostrando as alterações típicas realizadas e os problemas mais comuns na ampliação destas residências. Na segunda, foram propostas disposições técnicas, relacionando estas às estratégias e aos princípios da flexibilidade, de forma a tornar as casas mais adaptáveis. O artigo também buscou refletir sobre as práticas correntes de projeto e produção dos empreendimentos de HIS, visando reforçar a importância do conceito de habitação evolutiva e defender uma maior abertura a novos desenhos que permitam maior apropriação do espaço doméstico por seus ocupantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Queiroz Brandão, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT.

Downloads

Publicado

14.05.2011

Como Citar

BRANDÃO, D. Q. Disposições técnicas e diretrizes para projeto de habitações sociais evolutivas. Ambiente Construído, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 73–96, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/16856. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos