Comparação de métodos para determinação do fator solar de vidros

Autores

Palavras-chave:

glass, Ssolar Heat Gain Coefficient, laboratory measurements, computational simulation

Resumo

O fator solar é uma propriedade térmica de vidros e elementos transparentes, definida como a razão entre a quantidade de energia solar que atravessa o vidro e a quantidade de energia solar que nele incide. O fator solar pode ser determinado por meio de modelos de cálculo, simulações computacionais ou medições em campo ou laboratório. Este artigo compara métodos de obtenção do fator solar, que incluem medições em laboratório com um calorímetro portátil, simulação computacional no software WINDOW e cálculo conforme procedimentos da norma ISO 9050. Foram selecionados dois vidros de controle solar e um vidro comum como referência. Devido a limitações do simulador solar e do equipamento, os valores de fator solar obtidos nas medições em laboratório foram menores que os calculados pelos outros dois métodos. Apesar disso, houve boa aproximação do comportamento dos vidros quanto ao aumento da velocidade do ar. Os valores calculados por meio da ISO 9050 permaneceram iguais para cada tipo de vidro, independentemente da velocidade do ar, devido ao coeficiente de transferência de calor superficial externo ser fixo. Os valores de fator solar calculados pela norma apresentaram maior proximidade com os valores medidos pelo calorímetro portátil em condições de velocidades do ar mais elevadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Just Meller, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - SC, Brasil).

Deivis Luis Marinoski, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - SC, Brasil).

Saulo Güths, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências Térmicas pela Université D'artois. Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - SC, Brasil).

Enedir Ghisi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Civil pela University of Leeds. Professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - SC, Brasil).

Publicado

09.10.2024

Como Citar

JUST MELLER, B.; MARINOSKI, D. L.; GÜTHS, S.; GHISI, E. Comparação de métodos para determinação do fator solar de vidros. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/138257. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição especial: os melhores artigos do ENCAC 2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>