Diretrizes para seleção de projetistas e avaliação da prestação do serviço de projeto de edificações na visão do contratante

Autores

  • Nathália de Paula
  • Celso Carlos Novaes UFSCar

Palavras-chave:

Projeto de edificação, Prestação do serviço de projeto, Empresa de projeto, Incorporação imobiliária

Resumo

A avaliação da prestação do serviço de projeto de edificações pode fomentar a relação entre os contratados (projetistas) e os contratantes (incorporador-construtor). Os resultados advindos da avaliação possibilitam a observação das dificuldades porventura ocorridas durante a prestação do serviço, a análise do desempenho dos contratados, a retroalimentação de informações aos envolvidos, o planejamento de ações de melhorias e a seleção de projetistas em empreendimentos futuros. O objetivo deste trabalho é propor diretrizes para a seleção de projetistas e para a avaliação da PSP, sob a ótica do cliente contratante. Para esse fim, foram realizados estudos de caso em quatro empresas incorporadoras e construtoras e duas empresas de projeto da cidade de São Paulo. Os resultados mostram que as empresas incorporadoras e construtoras possuem suas práticas de seleção e avaliação de projetistas e que as empresas de projeto detêm práticas para avaliação da satisfação do cliente contratante. Ambos os tipos de avaliação mencionados – avaliação dos profissionais de projeto e da satisfação do cliente contratante – apresentam o mesmo objetivo: avaliar a prestação do serviço de projeto. A observação dessas práticas, somada à revisão bibliográfica realizada, contribuíram para a elaboração das diretrizes para a seleção de projetistas e para a avaliação da prestação do serviço de projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália de Paula

Celso Carlos Novaes, UFSCar

Downloads

Publicado

25.10.2010

Como Citar

PAULA, N. de; NOVAES, C. C. Diretrizes para seleção de projetistas e avaliação da prestação do serviço de projeto de edificações na visão do contratante. Ambiente Construído, [S. l.], v. 10, n. 4, p. 181–196, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/12911. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos