Diretrizes para seleção de projetistas e avaliação da prestação do serviço de projeto de edificações na visão do contratante
Palavras-chave:
Projeto de edificação, Prestação do serviço de projeto, Empresa de projeto, Incorporação imobiliáriaResumo
A avaliação da prestação do serviço de projeto de edificações pode fomentar a relação entre os contratados (projetistas) e os contratantes (incorporador-construtor). Os resultados advindos da avaliação possibilitam a observação das dificuldades porventura ocorridas durante a prestação do serviço, a análise do desempenho dos contratados, a retroalimentação de informações aos envolvidos, o planejamento de ações de melhorias e a seleção de projetistas em empreendimentos futuros. O objetivo deste trabalho é propor diretrizes para a seleção de projetistas e para a avaliação da PSP, sob a ótica do cliente contratante. Para esse fim, foram realizados estudos de caso em quatro empresas incorporadoras e construtoras e duas empresas de projeto da cidade de São Paulo. Os resultados mostram que as empresas incorporadoras e construtoras possuem suas práticas de seleção e avaliação de projetistas e que as empresas de projeto detêm práticas para avaliação da satisfação do cliente contratante. Ambos os tipos de avaliação mencionados – avaliação dos profissionais de projeto e da satisfação do cliente contratante – apresentam o mesmo objetivo: avaliar a prestação do serviço de projeto. A observação dessas práticas, somada à revisão bibliográfica realizada, contribuíram para a elaboração das diretrizes para a seleção de projetistas e para a avaliação da prestação do serviço de projeto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621