Processo de Projeto Integrado e desempenho ambiental de edificações: os casos do SAP Labs Brazil e do Cenpes II Petrobras

Autores

  • Francisco Gitahy de Figueiredo
  • Vanessa Gomes da Silva Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Arquitetura, Desempenho ambiental, Processo de projeto

Resumo

O Processo de Projeto Integrado (PPI) estimula o trabalho multidisciplinar dos vários agentes desde o início do processo de projeto, buscando a definição de um consenso entre cliente e projetistas quanto aos objetivos, metas de desempenho, meios, papéis e responsabilidades. Foi proposto para uma pesquisa investigar como o PPI pode contribuir para a melhoria do desempenho ambiental de edificações, a partir de dois estudos de caso desenvolvidos no Brasil. Como estudos de caso baseiam-se em fontes múltiplas de evidências e há muito mais variáveis de interesse do que pontos de dados, a abordagem metodológica apoiou-se no desenvolvimento prévio de proposições teóricas – neste caso, uma referência teórica de PPI, compreendendo seus elementos metodológicos fundamentais – para orientar as etapas de investigação e análise de dois processos de projeto de empreendimentos com elevadas metas de desempenho ambiental. O objetivo deste artigo é apresentar os principais resultados relacionados à documentação dos estudos de caso e à análise dos dados, constituída pelo posicionamento dos estudos de caso em relação à referência teórica, assim como discutir as principais lições aprendidas. Os resultados indicam que, em ambos os empreendimentos, os elementos do PPI presentes foram muito importantes para o alcance das metas definidas. No entanto, em nenhum deles os elementos metodológicos que caracterizam a abordagem PPI foram completamente incorporados, sendo que os resultados positivos demandaram esforço muito superior ao previamente esperado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Gitahy de Figueiredo

Arquiteto e Urbanista (FAU-USP), Mestre em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC-UNICAMP).

Vanessa Gomes da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Arquiteta e Urbanista (UFES), Doutora em Engenharia Civil (EP-USP), Professora no Departamento de Arquitetura e Construção, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas (FEC-UNICAMP).

Downloads

Publicado

2012-05-28

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)