Proposta de ferramenta para diagnóstico do grau de inovação percebido em empresas do ambiente construído

Autores

Palavras-chave:

Percepção da inovação, Inovação no ambiente construído, Diagnóstico da inovação

Resumo

A necessidade de inovar está diretamente relacionada ao crescimento econômico e à competitividade. Algumas barreiras são observadas no processo de implantação da inovação na construção civil, a exemplo da falta de entendimento dos benefícios da inovação no setor. Diante da importância dos agentes envolvidos na construção como facilitadores do processo de inovação, é necessário identificar suas percepções acerca do tema. No presente estudo é proposta uma ferramenta que objetiva captar a percepção da inovação pelos agentes internos da construção civil e que permite a comunicação do diagnóstico da inovação em uma empresa. A ferramenta desenvolvida está dividida em três etapas: (i) desenvolvimento da estrutura através da revisão teórica; (ii) aplicações em estudo de caso e no meio acadêmico, gerando ajustes ao questionário e ao infográfico; e (iii) desenvolvimento da versão final da ferramenta e de sugestões de ações por cada categoria). A proposta da ferramenta mostrou-se eficiente para o diagnóstico acerca da percepção dos agentes da inovação, além de trazer resultados práticos no embasamento para tomada de decisão nas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaine Fernanda Gaelzer Timm, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura  (PPGCI) da UFRGS.

Roberta Picanço Casarin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura  (PPGCI) da UFRGS.

Deividi Maurente Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura  (PPGCI) da UFRGS.

Gustavo Bridi Bellaver, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura  (PPGCI) da UFRGS.

Daniel Tregnago Pagnussat, Professor Adjunto / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura  (PPGCI) da UFRGS.

Daniela Dietz Viana, Professora Adjunto / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura  (PPGCI) da UFRGS.

Downloads

Publicado

17.03.2023

Como Citar

TIMM, J. F. G.; CASARIN, R. P.; SILVA, D. M. G. da; BELLAVER, G. B.; PAGNUSSAT, D. T.; VIANA, D. D. Proposta de ferramenta para diagnóstico do grau de inovação percebido em empresas do ambiente construído. Ambiente Construído, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 7–27, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/121070. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.