Projetar o ambiente construído com base em princípios ergonômicos

Autores

  • Thaisa Sampaio Sarmento Universidade Federal de Alagoas
  • Vilma Villarouco Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Ergonomia, Ambiente Construído, Design Science Research, Projeto Arquitetônico

Resumo

Os estudos de ergonomia visam adequar os ambientes às atividades desenvolvidas e aos anseios dos usuários. Historicamente, os estudos da ergonomia aplicada ao ambiente construído registram o foco direcionado às análises de situações existentes. Entretanto, recentes pesquisas vêm incorporando princípios de ergonomia no fazer projetual, como estratégia de antecipação de problemas, e permitindo a participação dos usuários nos processos decisórios. Este artigo aborda o processo de sistematização de etapas projetuais do ambiente construído, baseado em princípios ergonômicos. O objetivo é demonstrar como métodos de projeto podem ser enriquecidos, a fim de inserir os usuários finais em etapas projetuais, atendendo-os em suas necessidades e anseios. A metodologia utilizada é baseada em design science research (DRESCH; LACERDA; ANTUNES JUNIOR, 2015) e em duas abordagens ergonômicas: a metodologia ergonômica para o ambiente construído (VILLAROUCO, 2009, 2011) e as etapas de projetação ergonômicas de Attaianese e Duca (2012). São apresentadas abordagens teóricas e projetuais, parâmetros projetuais de ergonomia aplicados ao ambiente construído. Os resultados apontaram para uma forma de pensar o projeto baseado na compreensão de problemas pré-existentes, na participação ativa dos usuários e na adequação dos ambientes às atividades que nele serão desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa Sampaio Sarmento, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta e Urbanista e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Doutora em Design pela UFPE. Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL. Atua na área de Design de Interiores e Ergonomia do Ambiente Construído

Vilma Villarouco, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Ceará

Arquiteta e Urbanista, Mestre e Doutora em Engenharia de Produção. Pós doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Docente titular da UFPE, do Programa de Pós-Graduação em Design e de Ergonomia. Professora visitante na Universidade Federal do Ceará, no Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design. Atua na área de Ergonomia do Ambiente Construído, Neuroergonomia e Acessibilidade.

Downloads

Publicado

07.07.2020

Como Citar

SARMENTO, T. S.; VILLAROUCO, V. Projetar o ambiente construído com base em princípios ergonômicos. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 121–140, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/98786. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído