Jogos didáticos

evolução de aplicação como técnica de ensino para a comunidade da Construção Enxuta

Autores/as

Palabras clave:

Jogos Didáticos, Construção Enxuta., Ensino., Metodologias Ativas., Classes de problemas.

Resumen

O “International Group for Lean Construction” busca adaptar à indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) uma nova filosofia gerencial. O aprendizado dessa filosofia pode ser apoiado pela utilização de metodologias ativas, especialmente dos jogos didáticos (do inglês “serious games”). Este trabalho teve como objetivo analisar a evolução da aplicação de jogos didáticos como técnica de aprendizagem baseada em classes de problemas, no contexto da comunidade da Construção Enxuta.Foi realizada uma revisão sistemática de literatura e a análise de uma experiência empírica, em uma disciplina de graduação de arquitetura e urbanismo. Os resultados demonstram a evolução do uso dessas técnicas, bem como suas implicações para a formação e treinamento de profissionais da AEC.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Dietz Viana, UFRGS

Professora Adjunta do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Serviços. Na Pós-graduação, é atualmente professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento. Possui doutorado em Engenharia Civil (2015), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado sanduíche pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gerenciamento e Economia da Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: Last Planner System, Lean Construction, Industrialização da Construção, Modularidade, Engineer-To-Order, e Perspectiva Linguagem-Ação.

Fernanda Marisa Pasinato Brandalise, Doutoranda NORIE / PPGCI / UFRGS

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2018). Atualmente é bolsista CAPES no Doutorado em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI), na Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), com ênfase na área de Gerenciamento e Economia da Construção. Realizou período sanduíche do Doutorado (Agosto a Dezembro de 2022) na Norwegian University of Science and Technology, Department of Industrial Economics and Technology Management, em Trondheim, Noruega, através do STERNA Project (Resilience Engineering and Safety Management for Complex Socio-Technical Systems). Foi bolsista do CNPq pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, com mobilidade acadêmica para a Universidad CEU Cardenal Herrera, em Valência, Espanha (2012-2013). Profissional Acreditado GBC Casa & Condomínio (2019). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Gestão de Obras, Consultoria de Desempenho, Sustentabilidade e Eficiência Energética de Empreendimentos, e Projetos da Edificações. Também tem experiência docente com uso de metodologias ativas nas disciplinas de Lean e Gestão Visual no MBA Cidades Responsivas (organizado por Atitus Educação, OSPA e ELA).

Publicado

11.03.2024

Cómo citar

MIRON, L. I. G.; VIANA, D. D.; BRANDALISE, F. M. P. Jogos didáticos: evolução de aplicação como técnica de ensino para a comunidade da Construção Enxuta. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/131759. Acesso em: 5 may. 2025.

Número

Sección

Ambiente Construído: resiliente e sustentável

Artículos más leídos del mismo autor/a