Potencial de uso de declaração ambiental de produto para auxiliar em compras públicas verdes na construção civil

Autores

  • Janaine Fernanda Gaelzer Timm Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ana Carolina Badalotti Passuello Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento Interdisciplinar, Campus Litoral Norte. RS 030 KM 92, 11700, Tramandaí, Rio Grande do Sul, Brazil.

Palavras-chave:

Compras Públicas Verdes, Declaração Ambiental de Produto, Fichas de desempenho ambiental, Construção civil

Resumo

As compras públicas movimentam quantia considerável de recursos financeiros e têm o potencial de induzir práticas mais sustentáveis. Entretanto, permanecem barreiras para a sua efetiva implementação. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente aponta que um instrumento para auxiliar as compras públicas verdes (CPV) são fichas com informações ambientais, que facilitam a escolha e comparação entre alternativas e podem ser baseadas em técnicas de gestão ambiental como a avaliação do ciclo de vida (ACV) e/ou em declarações ambientais de produto (DAP). O objetivo deste artigo é explorar a abordagem do ciclo de vida nas CPV por meio da análise de DAP, e como suas informações podem integrar um instrumento para a construção civil. O trabalho conta com quatro etapas: análise do contexto; avaliação da estrutura das DAP; identificação das barreiras e oportunidades; investigação das DAP em CPV. Observa-se que o emprego das DAP nas fichas facilita o processo de elaboração e atualização delas, pois elas permitem a comparação entre produtos e a análise do equivalente ambiental, enquanto a ACV garante respaldo científico. Os resultados da revisão crítica mostram, ainda, que CPV são incipientes no contexto brasileiro, mas podem ser expandidas através do instrumento proposto no presente trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaine Fernanda Gaelzer Timm, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura  (PPGCI) da UFRGS.

Downloads

Publicado

2021-03-12

Edição

Seção

Artigos