Recomendações e boas práticas para a integração do monitoramento da segurança com drone ao planejamento e controle da segurança de obras
Palavras-chave:
Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), Planejamento e Controle da Segurança, Melhoria contínua, Construção CivilResumo
A utilização de drones, ou aeronaves remotamente pilotadas (RPA), para a gestão da segurança nos canteiros de obras se destaca pela redução do tempo de inspeção e melhoria na identificação de riscos. No entanto, existe uma lacuna referente ao uso efetivo das informações fornecidas com o uso dessa tecnologia no planejamento e controle de segurança (PCS). Esta pesquisa visou propor recomendações e boas práticas para a integração do monitoramento da segurança com drone para a melhoria contínua do PCS. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, que envolveu 22 inspeções com drone e implementações de boas práticas em ciclos mensais e semanais. Essas implementações permitiram melhorar a qualidade do planejamento da segurança, aumentar a interação entre as equipes de produção e segurança, acompanhar os planos de ação para tratamento das não conformidades e disseminar os resultados das inspeções com foco nos trabalhadores por meio de painel visual e diálogo diário da segurança. Este trabalho fornece um melhor entendimento do monitoramento com drone para a gestão da segurança sob a perspectiva da melhoria contínua e para o aumento da interação entre equipes de segurança e produção e melhoria na tomada de decisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito autoral (Copyright)
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ambiente Construído. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.