Fatores críticos para a produção de agregado reciclado em usinas de reciclagem de RCC da região nordeste do Brasil

Autores

  • Adriana Virgínia Santana Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
  • Emerson de Andrade Marques Ferreira Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica
  • Dayana Bastos Costa Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica

Palavras-chave:

Ambiente Construído, Engenharia Civil, Gestão de Resíduos da Construção Civil

Resumo

As usinas de reciclagem de resíduos da construção civil (RCC) no Brasil produzem agregado reciclado com alta variabilidade mineral e baixa empregabilidade. Suas atividades dependem da construção civil e das diretrizes para produção do agregado reciclado, com foco na substituição ao agregado natural. Este trabalho identifica fatores críticos para a produção de agregado reciclado em usinas de reciclagem de RCC por meio da avaliação das usinas da região Nordeste do Brasil, conforme a norma NBR 15114 (ABNT, 2004b). A pesquisa foi dividida em três etapas. Na primeira, foi estabelecida a fundamentação teórica do estudo. Na segunda fase, foram realizadas visitas às usinas para entrevistas, levantamento fotográfico e observação visual. Na última, os dados coletados foram analisados à luz das diretrizes brasileiras para produção de agregado reciclado. Como resultado, identificou-se que as usinas visitadas sofrem interferências negativas na produção decorrente da gestão dos resíduos da construção civil. Observou-se, ainda, que as usinas avaliadas apresentaram não conformidades em relação aos requisitos da NBR 15114. A contribuição principal deste trabalho é a identificação de fatores críticos e proposições para a produção do agregado reciclado com pureza mineral e maior empregabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Virgínia Santana Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Mestre em engeharia ambiental urbana.

Professora do Instituto Federal de Sergipe, lotada na Coordenadoria de Engenharia Civil, atua na área gestão ámbiental e materiais de construção.

Emerson de Andrade Marques Ferreira, Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica

professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Atua na área de Gerenciamento, com ênfase em Administração da Produção nos seguintes temas: planejamento e controle, canteiro de obras, sustentabilidade, segurança do trabalho, gestão de resíduos, análise da viabilidade e BIM.

Dayana Bastos Costa, Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica

Mestre e doutora em engenharia civilcom ênfase em gerenciamento de obras. Prof. Adjunta da UFBA, lotada no Departamento de Construção e Estruturas da Escola Politécnica da UFBA, Prof. do Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana e Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Gestão e Tecnologia das Construções

Downloads

Publicado

2013-07-23

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>