Consultores de mercado, sua lógica perversa de gestão e normopatia

Autores

  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Magnólia Mendes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.42769

Palavras-chave:

Consultoria, Consultores, Lógica de Mercado, Normopatia.

Resumo

Nesse ensaio se discutem as dimensões subjetivas da relação entre consultores e organizações clientes a partir do pressuposto que tais profissionais são contaminados por uma lógica perversa de funcionamento organizacional, o que pode levar ao desenvolvimento de comportamentos de normopatia e, com isso à sua própria dessubjetivação como sujeito emancipado. Normopatia caracteriza personalidades extremamente “normais”, conformadas com as normas de comportamento social e profissional, um perfil que preocupa sobretudo pelo que deixa de sentir. São três as implicações desse processo: no nível macro, a lógica de competição global se apresenta como uma ideologia vazia, já que os países de onde ela emana protegem seus mercados apesar do apelo à competição; no nível meso, as empresas enfraquecem os laços sociais entre os sujeitos para tornar estritamente psicológico qualquer tipo de conflito; no nível micro, aos sujeitos é negada qualquer consciência sobre seu potencial de reação.

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Biografia do Autor

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ana Magnólia Mendes, Universidade de Brasília

Pós-Doutora pelo Conservatoire National des Arts et Metiers. Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

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Publicado

2014-07-31

Como Citar

Saraiva, L. A. S., & Mendes, A. M. (2014). Consultores de mercado, sua lógica perversa de gestão e normopatia. Revista Polis E Psique, 4(1), 128. https://doi.org/10.22456/2238-152X.42769

Edição

Seção

Artigos