Corpo, técnica, cidade: artesanias entre pesquisa e cotidiano

Autores

  • Eder Amaral e Silva Mestrando em Psicologia Social pelo Núcleo de Pós-Graduação em Psicologia Social (NPPS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.22893

Palavras-chave:

corpo, técnica, cidade, cotidiano, pesquisa.

Resumo

Este texto constitui um modo de interrogar a produção do cotidiano enquanto plano de análise da experiência urbana. Para tornar possível esta análise, abordaremos inicialmente o cotidiano sob a perspectiva das técnicas que o constituem, tomando de empréstimo as noções de “técnicas da vida”, presente em Georg Simmel, e de “técnicas do corpo” proposta por Marcel Mauss, a partir das quais se depreende uma concepção estética e política do cotidiano e do corpo; em seguida, passamos à inserção da problemática da cidade e seus espaços, aqui entendidos enquanto práticas, fazendo uso do que Michel Foucault nomeia por “heterotopia” e “contraconduta”; feito isso, evidencia-se o procedimento de pesquisa do cotidiano empreendido por Michel de Certeau, segundo o qual a análise modula, em sua própria constituição, o movimento das práticas que investiga; por fim, propõem-se algumas considerações a respeito do caráter performático da prática de pesquisa direcionada ao estudo do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eder Amaral e Silva, Mestrando em Psicologia Social pelo Núcleo de Pós-Graduação em Psicologia Social (NPPS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Psicologia (Bacharel e Formação de Psicólogo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (campus Vitória da Conquista). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Exclusão, Cidadania e Direitos Humanos - GEPEC/UFS, vinculado à linha de pesquisa "Movimentos sociais, práticas comunitárias e produção de resistências". Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia social, cotidiano, práticas de resistência, modos de vida, cidade e literatura.

Downloads

Publicado

2012-04-23

Como Citar

e Silva, E. A. (2012). Corpo, técnica, cidade: artesanias entre pesquisa e cotidiano. Revista Polis E Psique, 1(2), 111. https://doi.org/10.22456/2238-152X.22893

Edição

Seção

Artigos