O SUJEITO COMO CAMPO PROBLEMÁTICO: CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT E DELEUZE.

Autores

  • Mariana Tavares Cavalcanti Liberato Universidade Federal do Ceará
  • Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa Universidade Federal do Ceará
  • João Paulo Pereira Barros Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.81433

Palavras-chave:

sujeito, campo de problematização, filosofia da diferença

Resumo

Este artigo discute a noção de sujeito como campo de problematização e sua relação com a constituição do saber psicológico. A partir da filosofia da diferença, sustenta-se que essa noção ocupa lugar emblemático na ordem discursiva contemporânea. Foucault e Deleuze, quando reposicionam o sujeito de sua origem nobre - ora pela sua condição de efeito, ora pela sua exterioridade-, suspendem as certezas em torno de sua condição de reduto das explicações de natureza psicológica. Desse modo, abordar-se-á a conexão entre a produção de saberes-poderes, as práticas de si na antiguidade, a invenção do indivíduo, as noções de dobra e resistência.  

 

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Biografia do Autor

Mariana Tavares Cavalcanti Liberato, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunto do Departamento de Psicologia da UFC. Graduada em Psicologia pela UFC (2004), Mestre (2007) e Doutora (2011) em Psicologia pela UFRN. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental e Direitos Humanos.

Érica Atem Gonçalves de Araújo Costa, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunto 2 do Curso de Psicologia da UFC, campus/Sobral. Graduada em Psicologia pela UFC (2001), Mestre (2006) e Doutora (2015) em Educação pela UFC Atua na interface Psicologia e Educação, com ênfase aos estudos dos processos de subjetivação e produção das infâncias.

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFC. Graduado (2006) e Mestre em Psicologia (2010) e Doutor em Educação pela UFC (2014). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Atua desenvolvendo pesquisas e intervenções em torno das relações entre violência, exclusão social e processos de subjetivação contemporâneos, com ênfase na produção de juventudes.

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Publicado

2019-03-28

Como Citar

Liberato, M. T. C., Costa, Érica A. G. de A., & Barros, J. P. P. (2019). O SUJEITO COMO CAMPO PROBLEMÁTICO: CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT E DELEUZE. Revista Polis E Psique, 9(1), 91–108. https://doi.org/10.22456/2238-152X.81433

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