Entre a Problematização da Ética e a Ética da Problematização
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.98388Palavras-chave:
pesquisa, ética, problematizaçãoResumo
Converter a ética em tema de reflexão significa um desafio histórico e recorrente da filosofia. O campo da pesquisa não foge ao crivo da problematização ética, embora pouco avance além do termo de consentimento livre e esclarecido para a submissão do projeto ao comitê de ética em pesquisa. Resulta disso a tendência em enquadrar a ética como disciplina de metodologia científica. Em contraponto, aqui se propõe substituir a problematização da ética em pesquisa pela ética da problematização em pesquisa. Trata-se não só de assumir a obrigação de prever implicações éticas a cada fase da pesquisa, mas também de projetar medidas éticas aplicáveis desde o projeto até a publicação dos resultados. A título de exemplo, investe-se na exumação de pesquisa já conclusa, visando apurar eventuais falhas ou deslizes éticos com base na ética da problematização. Segue-se a configuração de novo estudo sob o mesmo referencial.Downloads
Referências
Foucault, M. (2004). A ética do cuidado de si como prática de liberdade. Entrevista concedida a H. Becker, R. Fornet-Betancourt, & A. Gómez-Müller. Em M. Foucault. Ética, sexualidade, política (Coleção Ditos e Escritos, 5, pp. 265-287). M. B. Motta (Org.). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária.
Marinho, A. R. (2008). Memórias do Casarão: lições de uma ocupação popular urbana derrubada por políticas sociais públicas. Porto Alegre, RS: Autor. Recuperado Novembro 20, 2019, de https://nestpoa.files.wordpress.com/2019/01/memórias-do-casarão.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
IMPORTANTE: a carta de declaração de direitos deverá ser submetida como documento suplementar.