Entre a Problematização da Ética e a Ética da Problematização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.98388

Palavras-chave:

pesquisa, ética, problematização

Resumo

Converter a ética em tema de reflexão significa um desafio histórico e recorrente da filosofia. O campo da pesquisa não foge ao crivo da problematização ética, embora pouco avance além do termo de consentimento livre e esclarecido para a submissão do projeto ao comitê de ética em pesquisa. Resulta disso a tendência em enquadrar a ética como disciplina de metodologia científica. Em contraponto, aqui se propõe substituir a problematização da ética em pesquisa pela ética da problematização em pesquisa. Trata-se não só de assumir a obrigação de prever implicações éticas a cada fase da pesquisa, mas também de projetar medidas éticas aplicáveis desde o projeto até a publicação dos resultados. A título de exemplo, investe-se na exumação de pesquisa já conclusa, visando apurar eventuais falhas ou deslizes éticos com base na ética da problematização. Segue-se a configuração de novo estudo sob o mesmo referencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Ruschel Marinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Trabalho (NEST).

Referências

Foucault, M. (2004). A ética do cuidado de si como prática de liberdade. Entrevista concedida a H. Becker, R. Fornet-Betancourt, & A. Gómez-Müller. Em M. Foucault. É​tica, sexualidade, política​ (Coleção Ditos e Escritos, 5, pp. 265-­287). M. B. Motta (Org.). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária.

Marinho, A. R. (2008). Memórias do Casarão: lições de uma ocupação popular urbana derrubada por políticas sociais públicas. Porto Alegre, RS: Autor. Recuperado Novembro 20, 2019, de https://nestpoa.files.wordpress.com/2019/01/memórias-do-casarão.pdf.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Marinho, A. R. (2019). Entre a Problematização da Ética e a Ética da Problematização. Revista Polis E Psique, 4–19. https://doi.org/10.22456/2238-152X.98388