Pesquisa-Intervenção em dispositivos participativos: ensejando outras relações entre produção de conhecimento e educação / Intervention-Research on participatory mechanisms: occasioning other relations between knoledge and education

Autores

  • Maria Elizabeth Barros de Barros
  • Janaína Mariano César

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.53953

Resumo

O artigo tem apresenta experiências de um grupo de pesquisa, que ensaia o desenho de outros mapas da problemática da educação pública, afirmando que a mudança se quer coletiva. O plano das discussões é tecido a partir dos desafios em políticas educacionais que forçam a avançar no que toca à pesquisa e a produção de conhecimento. Visa construir processos de investigação na educação em nossas sociedades modernas que priorizam a exploração do plano da experiência como prioridade no pesquisar, que por não se dar de modo imediato, requer aprendizagem. Considera que o trabalho com a pesquisa-intervenção envolve a constituição de uma atenção aberta ao presente e um acompanhamento de experiências em curso. O aspecto processual e temporal da vida que passa nos processos de pesquisa é o que ganha destaque. A pesquisa é tomada como o acesso ao plano das forças, plano instituinte em movimento e transformação.

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Publicado

2015-03-03

Como Citar

Barros, M. E. B. de, & César, J. M. (2015). Pesquisa-Intervenção em dispositivos participativos: ensejando outras relações entre produção de conhecimento e educação / Intervention-Research on participatory mechanisms: occasioning other relations between knoledge and education. Revista Polis E Psique, 5(2), 171–192. https://doi.org/10.22456/2238-152X.53953

Edição

Seção

Artigos