A problemática do humor na atividade do motorista de ônibus

Autores

  • Jésio Zamboni Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.39904

Palavras-chave:

motoristas, atividade, trabalho, humor.

Resumo

Esse ensaio clínico discute o trabalho do motorista de ônibus do transporte coletivo urbano pela perspectiva da atividade. Colocam-se em jogo as ferramentas analíticas da clínica da atividade e da esquizoanálise em função dos dispositivos de análise desenvolvidos entre os próprios trabalhadores. Aborda-se a formulação de paradoxos do trabalho como situações problemáticas vívidas entre os motoristas. O paradoxo das perguntas sem resposta e um trecho dialógico entre clínico do trabalho e motorista funcionam como eixos do desenvolvimento analítico. O humor figura como fonte e recurso para a intervenção clínica no trabalho, para além de uma definição individual, como modos de circulação dos afetos entre motoristas e seus outros. Esta análise situada do trabalho ressalta como a atividade do trabalhador não se limita à operação técnica dos aparelhos, mas envolve uma dimensão de subjetividade que permeia as relações entre homens e máquinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jésio Zamboni, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Psicologia (2008), Mestre em Psicologia Institucional (2011), Doutorando em Educação e Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade e Políticas (NEPESP) e do Grupo de Estudos em Sexualidades (GEPSs) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES).

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI) e em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), Mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade Gama Filho (1980), Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela ENSP/Fiocruz (2001). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade e Políticas.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Zamboni, J., & Barros, M. E. B. de. (2013). A problemática do humor na atividade do motorista de ônibus. Revista Polis E Psique, 3(1), 45. https://doi.org/10.22456/2238-152X.39904

Edição

Seção

Artigos