Um clínico da atividade desejante no campo social: Félix Guattari

Autores

  • Jésio Zamboni Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.30388

Palavras-chave:

Félix Guattari (1930-1992), clínica, psicanálise, transversalidade, atividade

Resumo

Discute-se, por vários argumentos, o desenvolvimento crítico da psicanálise pela atividade de Félix Guattari. O engajamento em lutas políticas diversas por um atravessamento diferenciante funciona como fonte dos desenvolvimentos da clínica. O encontro com o filósofo Gilles Deleuze marca uma posição de borda no meio psicanalítico, afirmando disjunções em psicanálise pelo princípio de transversalidade. A análise de R. A. por Guattari nos permite acompanhar essas experimentações por uma situação concreta de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jésio Zamboni, Universidade Federal do Espírito Santo

Jésio Zamboni é graduado em Psicologia (2008), mestre em Psicologia Institucional (2011), doutorando em Educação e Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade e Políticas (NEPESP) e do Grupo de Estudos em Sexualidades (GEPSs) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES).

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo

Maria Elizabeth Barros de Barros é Professora Titular do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI) e em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), Mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade Gama Filho (1980), Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela ENSP/Fiocruz (2001). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade e Políticas.

Downloads

Publicado

2012-11-15

Como Citar

Zamboni, J., & Barros, M. E. B. de. (2012). Um clínico da atividade desejante no campo social: Félix Guattari. Revista Polis E Psique, 2(1), 23. https://doi.org/10.22456/2238-152X.30388

Edição

Seção

Artigos