Penas e medidas alternativas: ética como caminho

Authors

  • Fabiana Davel Canal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gilead Marchezi Tavares Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.42416

Keywords:

Penas alternativas, Educação em direitos humanos, Ética.

Abstract

A Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da Grande Vitória (ES) vem utilizando um Curso de Educação em Direitos Humanos como maneira de seus munícipes cumprirem Penas e Medidas Alternativas (PMAs), com um projeto intitulado “Exercendo Cidadania”. Dessa forma, por meio de uma pesquisa-intervenção, acompanhamos o Projeto, analisando como se efetuam as PMAs na região, visando conhecer as práticas existentes e os efeitos do seu cumprimento sobre os modos de vida dos beneficiários. Utilizamos, como metodologia, vivências no curso, diários de campo e entrevistas com cinco apenados. Os dados foram analisados por meio da análise arqueogenealógica. Como resultado, percebemos o curso ora como um espaço de intensa troca de experiências, no qual a ética era o elemento norteador das discussões; ora um espaço onde a moralização de comportamentos e formas de vida eram priorizados, não restando espaço para a reflexão.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiana Davel Canal, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo.

Gilead Marchezi Tavares, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo.

Published

2013-09-06

How to Cite

Canal, F. D., & Tavares, G. M. (2013). Penas e medidas alternativas: ética como caminho. Revista Polis E Psique, 3(3), 203. https://doi.org/10.22456/2238-152X.42416