Penas e medidas alternativas: ética como caminho
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.42416Palavras-chave:
Penas alternativas, Educação em direitos humanos, Ética.Resumo
A Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da Grande Vitória (ES) vem utilizando um Curso de Educação em Direitos Humanos como maneira de seus munícipes cumprirem Penas e Medidas Alternativas (PMAs), com um projeto intitulado “Exercendo Cidadania”. Dessa forma, por meio de uma pesquisa-intervenção, acompanhamos o Projeto, analisando como se efetuam as PMAs na região, visando conhecer as práticas existentes e os efeitos do seu cumprimento sobre os modos de vida dos beneficiários. Utilizamos, como metodologia, vivências no curso, diários de campo e entrevistas com cinco apenados. Os dados foram analisados por meio da análise arqueogenealógica. Como resultado, percebemos o curso ora como um espaço de intensa troca de experiências, no qual a ética era o elemento norteador das discussões; ora um espaço onde a moralização de comportamentos e formas de vida eram priorizados, não restando espaço para a reflexão.Downloads
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Publicado
2013-09-06
Como Citar
Canal, F. D., & Tavares, G. M. (2013). Penas e medidas alternativas: ética como caminho. Revista Polis E Psique, 3(3), 203. https://doi.org/10.22456/2238-152X.42416
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Seção
Artigos
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