Relações Multi/interculturais em Tempos de Pandemia: Reflexões Identitárias com Acadêmicos Indígenas no Ambiente Universitário
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.107570Keywords:
Identidade, Multicultural, Indígenas, Pandemia, EducaçãoAbstract
Esse artigo pretende fazer uma reflexão sobre relações Multi/interculturais no ambiente universitário em tempo de pandemia, com o olhar para os acadêmicos indígenas. Nesse sentido, o trabalho mostra a inserção dos indígenas na Educação Básica e no Ensino Superior para compreender a produção identitária nos espaços educacionais de fronteira na relação com alteridade, diferença e hospitalidade, bem como, discutir inclusão\exclusão dos indígenas face às dificuldades apresentadas com o advento da pandemia de Sars-CoV-2 no Brasil, tendo como suporte teórico os Estudos Culturais. Como estratégias metodológicas utiliza-se revisão de literatura e acompanhamento de estratégias do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) da Universidade Católica Dom Bosco durante o período de pandemia para atender os alunos indígenas no calendário remoto. Refletir sobre alteridade, hospitalidade e diferença face ao contexto da pandemia se torna urgente para pensar os jogos de inclusão\exclusão dos povos indígenas na Educação.Downloads
References
Bauman, Z. (2003). Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahrar.
Bauman, Z. (2012). Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Benites, E. (2014). Oguata Pyahu (Uma Nova Caminhada) no Processo de Desconstrução e Construção da Educação Escolar Indígena da Aldeia Te’ýikue. (Dissertação de Mestrado, 130 f). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS. Brasil.
Bergamaschi, & Medeiros (2010) História, memória e tradição na educação escolar indígena: o caso de uma escola Kaingang. Revista Brasileira de História, 30(60). https://doi.org/10.1590/S0102-01882010000200004
Bhabha, H. K. (2003). O local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Brand, A. (1998). Autonomia e globalização: temas fundamentais no debate sobre educação escolar indígena no contexto do Mercosul. Série-Estudos. 3(7), 7-20. Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/620.
Canclini, N. F. (1998). Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP.
Candau, V. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In F Candau (Org.). Didática crítica e intercultural: aproximações (pp. 15-40). Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
Canevacci, M. (2005, março). Gemação diaspórica e subjetividade sincrética. In: Seminário internacional gemas da terra: imaginação estética e hospitalidade. Departamento de Filosofia da USP. São Paulo, SP, Brasil.
Carrara, G. (2020, 18, maio). Situação de estudantes indígenas se agrava sem acesso à internet. Notícias R7. Recuperado de https://noticias.r7.com/educacao/situacao-de-estudantes-indigenas-se-agrava-sem-acesso-a-internet-18052020
CNN Brasil. (2020). Leia a íntegra da transcrição da reunião ministerial com Bolsonaro. São Paulo. Recuperado de https://asmetro.org.br/portalsn/wp-content/uploads/2020/05/Leia-a-%C3%ADntegra-da-transcri%C3%A7%C3%A3o-da-reuni%C3%A3o-ministerial-com-Bolsonaro-_-CNN-Brasil.pdf
Colman, R. S. (2007). Território e sustentabilidade: os Guarani e os Kaiowá de Yvy Katu (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local. Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, Brasil.
Conselho Nacional de Educação Básica (1999). Resolução nº 03, de 10 de novembro de 1999. Brasília, Brasil.
Deleuze, G. & Guattari, F. (1995). Mil Platôs, v. 03. São Paulo: Editora 34.
Derrida, J. (2003). Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. São Paulo: Escuta.
Fleuri, R. M. (2001). Desafios à educação intercultural no Brasil. Sociedade e Culturas, 2(16), 45-62. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184878.
Grosfoguel, R. (2016). A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, 1(31), 25-49. https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100003.
Hall, S. (1997). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, 2(22), 15-46. https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71361
Hall, S. (2004). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A.
Krenak, A. (2020). O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras.
Lima, F. (2018). Bio-necropolítica: diálogos entre Michel Foucault e Achille Mbembe. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 70(n. esp.), 20-33. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672018000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Melià, B. (1979). Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Edições Loyola.
Melià, B. (1999). Educação indígena na escola. Caderno Cedes, 11(49), 11-17. https://doi.org/10.1590/S0101-32621999000200002
Mídia Max (2020, jul). Aquidauana tem mais 2 mortes por coronavírus; entre os 20 pacientes internados, 15 são indígenas. Recuperado de https://www.midiamax.com.br/cotidiano/2020/aquidauana-tem-mais-2-mortes-por-coronavirus-entre-os-20-pacientes-internados-15-sao-indigenas.
Milanez, F. & Vida, S. (2020). Pandemia, racismo e genocídio indígena e negro no Brasil: coronavírus e a política da morte. São Paulo: N-1. Recuperado de https://n-1edicoes.org/096
Ministério da Educação (2020). Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficinal da União. Recuperado de https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
Nascimento, A. C. & Vieira, C. M. (2011). A escola indígena guarani e kaiowá em Mato Grosso do Sul: experiência emancipatória de educação indígena. In Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH (p. 1-11). São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300889820_ARQUIVO_AnpuhNacional.pdf.
Noelli, F. (1999). A ocupação humana na região Sul do Brasil: arqueologia, debates e perspectivas: 1872-2000. Revista USP, (44), 218-269. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i44p218-269
Quijano, A. (2005). Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In E Lander (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais (pp. 118-142). Buenos Aires: Colección Sur Sur.
Ramires, D. (2009). Ponto de Cultura Teku Arandu. Campo Grande: UCDB.
Said, E. (2011). Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras.
Silva, T. T. (2000). A produção social da identidade da diferença. In T T Silva, S Hall, K Woodward (Orgs.). A perspectiva dos Estudos Culturais (pp. 73-102). Rio de Janeiro: Vozes.
Simão, L. (2003). Historiografia do Contato: demografia indígena e deslocamento através do Território Nacional. In D Guimaraens (Org.). Relatório de pesquisas FAPERJ (pp. 134-160). Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria.
Susnik, B. (1965). El indio colonial del paraguay: el Guarani Colonial Vol. I. Assunção: Museu Etnográfico “Andrés Barbero”.
Susnik, B. (1966). Os Aborígenes do Paraguai: etnohistória dos Guaranis Vol. II. Assunção: Museu Etnográfico “Andrés Barbero”.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
Authorship Responsibility:
First author: ______________________________________________________________________
Manuscript title:___________________________________________________________________
Manuscript Number:________________________________________________________________
Co-author(s) identification (in the order that they should appear in the manuscript):____________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
1. Author Statement of Responsibility: - By this statement I guarantee, that in case of multiple authors, they read and agreed with the terms of this statement, granting me, through their written authorization, the right to sign this statement on their behalf; - Certify that it is an original and unpublished work, that neither, partially or totally, any other work with substantially similar content, of my authorship, was published or is being considered for publication elsewhere, electronically or printed; - Certify that, if requested, I will provide or cooperate in obtaining the information data on which the article was based, for examination by the editors; - Certify that all authors have participated sufficiently in this work, holding also the public responsibility for their content. In case of articles with more than six authors, the statement must specify the type(s) of participation(s) of each author, as specified below: - It is certify that In this work, (1) I, significantly contributed to the design, planning, collection and/or analysis and interpretation of data; (2) significantly contributed to the manuscript draft and/or in the critical revision of the content, (3) Participated effectively in the approval of the final version of the manuscript.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Signature (on behalf of all authors):
________________________________________________________________________________
Date:____________________________________________________________________________
Copyright Transfer:
It is stated that, in case of recommendation for publication (acceptance) of the manuscript, I agree that its copyrights shall become the exclusive property of the journal Polis e Psique, implying the prohibition of any form of reproduction, totally or partially, in any other part or means of divulgation, printed or electronic, without the request of a prior authorization that, if obtained, I will provide the proper acknowledgment to the Polis e Psique Journal from Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Signature (on behalf of all authors):
________________________________________________________________________________
Date: