Processos educativos e Economia Solidária: Relato de uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.104695

Palavras-chave:

economia solidária, educação, artesãos, intersubjetividade

Resumo

Apresenta-se um relato de experiência evidenciando o processo de criação e fortalecimento de um grupo de artesãos e pequenos produtores por meio da economia solidária. O objetivo foi oportunizar o desenvolvimento de novas relações de produção e geração de renda e de relações sociais coletivas na comunidade. Para tanto, realizou-se um projeto de mobilização para economia solidária com metodologias participativas. O público-alvo foi artesãos e pequenos produtores de alimentos e de produtos agrícolas da região e, por conseguinte, destinou-se aos moradores do município que puderam consumir produtos de forma solidária e ambientalmente responsável. Esse projeto adotou como fundamento teórico-metodológico a psicologia histórico-cultural e os princípios da educação popular de Paulo Freire. Os principais resultados apontam para a importância de espaços de formação para artesãos, para a circulação de produtos e, principalmente, a experimentação de possibilidades de aprender e trabalhar coletivamente e de constituir-se subjetivamente.  

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Biografia do Autor

NEIVA DE ASSIS, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

LÍGIA ROCHA CAVALCANTE FEITOSA, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

DE ASSIS, N., & FEITOSA, L. R. C. (2022). Processos educativos e Economia Solidária: Relato de uma experiência. Revista Polis E Psique, 12(2), 226–243. https://doi.org/10.22456/2238-152X.104695

Edição

Seção

Relato de Experiência