NARRATIVAS DOCENTES SOBRE AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM: DA FORMAÇÃO INICIAL AO CONTEXTO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santos
  • Francine de Lima Maximiano Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Matheus Lima Frossard Universidade Federal do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.59308

Palavras-chave:

Avaliação. Aprendizagem. Educação Física. Docentes.

Resumo

Objetiva produzir uma releitura das experiências avaliativas de alunos egressos de Educação Física do Cefd/Ufes. Tem como propósito evidenciar, ou não, a transformação de si na condição docente, no tocante às avaliações da aprendizagem. Fundamenta-se na pesquisa do tipo investigação-formação. Utiliza como fonte as narrativas produzidas oralmente nos anos de 2011, quando os sujeitos eram alunos, e 2014, na condição de professores. Os resultados mostram, a partir da releitura realizada, uma nova compreensão sobre a avaliação vivenciada em sua formação inicial, reconhecendo a necessidade de diversificação, quando analisada a natureza do que se avalia e o saber desse componente curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santos

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto do Departamento de Ginástica da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Francine de Lima Maximiano, Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Matheus Lima Frossard, Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

SANTOS, W. dos; MAXIMIANO, F. de L.; FROSSARD, M. L. NARRATIVAS DOCENTES SOBRE AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM: DA FORMAÇÃO INICIAL AO CONTEXTO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 739–752, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.59308. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/59308. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais