EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: REFLEXÕES E AÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo
  • Omar Schneider Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sebastião Josué Votre Universidade Gama Filho/RJ
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.17527

Palavras-chave:

Esportes. Educação Física. Reflexões. Ações.

Resumo

O artigo analisa o modo como os sujeitos se apropriam do esporte, sinalizando outras possibilidades para compreender as relações com as práticas esportivas. Para tanto, entrevista 83 sujeitos, 69 evadidos e 14 participantes de um projeto social. A análise indica que os participantes aceitaram, por tempo limitado, ou mesmo rejeitaram a proposta do projeto, fundamentada na concepção crítico-superadora. Percebe-se não apenas a reprodução, nem tampouco a adaptação às regras, mas um uso que permitiu a participação produtiva realizada na dialética das estratégias impostas pelo projeto, em relação às táticas de subversão dos participantes que decidiram abandoná-lo ou nele permanecer.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Física. Professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Omar Schneider, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA)

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Sebastião Josué Votre, Universidade Gama Filho/RJ

Doutor em Letras. Livre-docente em Linguística. Professor titular da UFRJ (aposentado) e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho.

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Downloads

Publicado

2011-06-20

Como Citar

MELLO, A. da S.; SCHNEIDER, O.; SANTOS, W. dos; VOTRE, S. J.; FERREIRA NETO, A. EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: REFLEXÕES E AÇÕES CONTEMPORÂNEAS. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 175–193, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.17527. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/17527. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais