VIVÊNCIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO BALÉ CLÁSSICO DE PROFESSORES DA CIDADE DO RECIFE/PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.103649

Palavras-chave:

Dança. Educação. Capacitação dos professores.

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender a formação específica de professores da cidade do Recife para o exercício docente em balé clássico e como as vivências desses profissionais, enquanto alunos ou bailarinos, influenciaram suas práticas pedagógicas. Foi realizado um estudo descritivo, exploratório e qualitativo, em que foram entrevistados 14 professores. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e os resultados indicaram uma prática pedagógica baseada em distintas formas de conhecimento, além da importância de vivenciar no corpo o que se ensina e como isto repercute na atividade docente, resultando em reprodução e/ou transformação da experiência. Concluiu-se que a abordagem dos professores se baseou mais na prática que na teoria, através de suas vivências como alunos, embora o conhecimento científico tenha sido considerado importante subsídio para o ensino do balé clássico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Maria Moraes de Oliveira, Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES UNITA)

Departamento de Educação Física - Centro Universitário Tabosa de Almeida.

Centro de Artes e Comunicação - UFPE, Departamento de Dança

Downloads

Publicado

2021-12-26

Como Citar

LOPES, Juliana Siqueira; OLIVEIRA, Viviane Maria Moraes de; GUIMARÃES, Maria Cláudia Alves; LIMA, Luciane Soares de. VIVÊNCIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO BALÉ CLÁSSICO DE PROFESSORES DA CIDADE DO RECIFE/PE. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27068, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.103649. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/103649. Acesso em: 10 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.